domingo, 1 de abril de 2007

PROTÉTICOS - UMA NOVA LEGISLAÇÃO




Estou, neste artigo, apontando a LEGISLAÇÃO de TPD COMO ANACRÔNICA E INCONSTITUCIONAL, para demonstrar que deve ter o mesmo tratamento que qualquer outra profissão normal, ", POIS SOMOS TODOS PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS PARA PRATICAR NOSSOS ATOS, COMO QUALQUER OUTRO cidadão brasileiro.

No DireitoBrasileiro, a regra é a "capacidade jurídica", indicando que o cidadão é responsável por seus atos, após determinada idade. Hoje, se discute diminuir a Menoridade Penal . Isto quer dizer "fazer com que após determinada idade, estabelecida na Lei Penal, os que praticarem delitos respondam por eles", isto é : TENHAM CAPACIDADE, COMO REGRA GERAL.

A exceção é a INCAPACIDADE JURÍDICA, na qual estão inclulídos os MENORES DE IDADE, OU LOUCOS E OS BÊBADOS E.... os Protéticos!

Só para demonstrar o que quero dizer, vejam o que dizem os artigos 3 e 4 do Código Civil Brasileiro:
"Art. 3º São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil:
I - os menores de dezesseis anos;
II - os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos;

III - os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.
Art. 4º São incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer:
I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;
II - os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido;

III - os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo;

IV - os pródigos."

Ora, em pleno século XXI, com o reconhecimento da Profissão Técnica de TPD pelo Ministério da Educação, a LEI ainda se mantém a INCAPACIDADE JURÍDICA E CIVIL DO TPD em conjunto com a velada PROIBIÇÃO DA DIVULGAÇÃO PÚBLICA DE SUA CAPACITAÇÃO TÉCNICA E DE SEUS PREÇOS, por serem todos ACESSÍVEIS À POPULAÇÃO, SOB A DESCULPA ESFARRAPADA DE QUE "PROTÉTICO NÃO PODE MANTER CONTATO COM PACIENTE E NEM DIVULGAR SEUS LABORATÓRIOS, PORQUE PODE "FINGIR" QUE É DENTISTA"...
Assim o "SIGILO" do custo do trabalho de um Protético é mantido APENAS ENTRE OS PROTÉTICOS E OS DENTISTAS, que colocam sempre um sobrepreço estratosférico nas próteses odontológicas, atribuíndo à estas peças (quando perguntado pelo cliente)"o alto custo de seus honorários"...
Me revolta ver, muitas vezes pessoas ainda jovens, com seu sorriso edentado, por não ter dinheiro para pagar um bom dentista, ou -apenas- repor um dente perdido...
Se não for alterada a Legislação da Profissão, será mantida esta situação anômala, que mantém o Protético equiparados aos incapazes do código civil ,como comprovarei adiante, e será dada continuidade ao prejuízo ao Direito dos CONSUMIDORES, estabelecido no Código de Defesa do Consumidor, para ecolher seu próprio profissional em TPD - por conhecer e confiar em seus serviços e seus preços- e continuará o DESCONHECIMENTO DA COMPOSIÇÃO DOS PREÇOS QUE SÃO COBRADOS DOS CONSUMIDORES, NOS TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS.

VOU COLOCAR AQUI A LEGISLAÇÃO QUE REGE A PROFISSÃO DE TPD E, APÓS, VOU ELABORAR UM TEXTO MAIS COMPATÍVEL COM O DIREITO, A CONSTITUIÇÃO E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.

SE OS CAROS AMIGOS PROTÉTICOS QUISEREM PARTICIPAR DESTE MOVIMENTO EM PROL DA PROFISSÃO, PODERÃO DEIXAR SEUS E-MAILS NOS "COMENTÁRIOS" DESTE POST, PARA QUE NOS ORGANIZEMOS EFETIVANDO A REMESSA DO FUTURO PROJETO DE LEI, PARA ANÁLISE DO CONGRESSO NACIONAL.

DECRETO 87.689 DE 11/10/1982.
Regulamenta a Lei n.º 6.710, de 5 de novembro de 1979, que dispõe sobre a profissão de Técnico em Prótese Dentária, e determina outras providências.
ART.1º - O exercício da profissão de Técnico em Prótese Dentária, em todo território nacional, somente será permitido aos profissionais inscritos no Conselho regional de Odontologia da jurisdição em que exerçam a profissão.
ART.2º - A inscrição no órgão referido no artigo anterior será deferida ao profissional que apresentar:a>certificado de habilitação profissional, a nível de 2º grau no curso de Prótese Dentária, conferido por estabelecimento oficial ou reconhecido, ou prova de que, em 6 de novembro de 1979, se encontrava legalmente autorizado ao exercício da profissão de Técnico em Prótese Dentária;b>diploma ou certificado, devidamente revalidado e registrado no País, expedido por instituições estrangeiras de ensino, cujos cursos sejam equivalentes ao mensionado na alínea a.Parágrafo Único. A prova de que trata a alínea a deste artigo refere-se ao exercício de fato da profissao de Técnico em Prótese Dentária até o dia 6 de novembro de 1979.
ART.3º - O Conselho Federal de Odontologia adotará Quadro à parte para a inscrição dos profissionais a que se refere o presente Regulamento, bem como modelo de carteira de identidade profissional, de que constará, expressamente, a profissão de seu portador.Parágrafo Único. A carteira de identidade profissional terá fé pública em todo o território nacional e será expedida, exclusivamente, pelos Conselhos Regionais de Odontologia, cabendo ao Conselho Federal o controle de sua confecção e distribuiçao.
ART.4º - Os laboratórios de prótese dentária são obrigados à inscrição no Conselho Regional de Odontologia da jurisdição em que estejam instalados. ART.5º - Ao laboratório de prótese dentária será fornecido, pelo Conselho Regional, certificado de inscrição, conforme modelo único aprovado pelo Conselho Federal.Parágrafo Único. O laboratório de prótese dentária é obrigado a manter em local visível o certificado à que se refere este artigo.
ART.6º - Os Conselhos Regionais de Odontologia divulgarão, em boletim ou em órgão da imprensa local, as inscrições aprovadas.
ART.7º - O cancelamento da inscrição dar-se-á mediante requerimento do profissional ou pela constatação da cessação do exercício profissional.
ART.8º -
O pagamento das anuidades ao Conselho Regional de Odontologia da respectiva jurisdição constitui condição da legitimidade do exercício da profissão.
ART.9º- Na fixação das anuidades de Técnicos em Prótese Dentária e de laboratórios de prótese dentária deverão ser observadas as disposiçães da lei nº6.994, de 26 de maio de 1982.
ART.10 - Estão isentos de pagamento de anuidade os laboratórios de prótese dentária sujeitos a administraçao federal, estadual, municipal, bem como os mantidos por entidades beneficentes ou filantrópicas.
ART.11 - É vedado aos Técnicos em Prótese Dentária:I - prestar , sob qualquer forma, assistência direta a clientes;II - manter, em sua oficina, equipamento e instrumental específico de consultório dentário;III - fazer propaganda de seus serviços ao público em geral.Parágrafo Único. Serão permitidas propagandas em revistas, jornais ou folhetos especializados, desde que dirigidas aos cirugiões-dentistas, e acompanhadas do nome da oficina, do seu responsável e do número de inscrição no conselho Regional de Odontologia.
ART.12 - As infrações do presente Regulamento, aplica-se o disposto no artigo 282 do Código Penal.
ART.13 - O exercício da profissão de Técnico em Prótese Dentária é regulado pela Lei nº6.710, de 5 de novembro de 1979, e, no que couber, pelas disposições da Lei nº4.324, de 14 de abril de 1964, e do Decreto nº68.704, de 3 de junho de 1971.
ART.14 - O Conselho Federal de Odontologia promoverá, por intermédios dos Conselhos Regionais, o levantamento de todos os laboratórios de prótese dentária, para a imediata inscrição das unidades e dos respectivos titulares. ART.15 - O Conselho Federal de Odontologia baixará as resoluções necessárias à execução deste Regulamento.
ART.16 - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições, em contrário.(*) Publicado no D.O.U. em 11/10/1982
Como qualquer pessoa leiga pode observar, a Lei que institui a “Profissão” não estabeleceu sequer as “Competências” do TPD, que deveriam obrigatoriamente constar da legislação, pois assim não há como se saber quais os limites e fronteiras das atividades praticadas ou desenvolvidas por estes profissionais.
Outra questão relevante , é a de que os TPD PAGAM ANUIDADE AOS CONSELHOS , MAS NÃO PODEM VOTAR E NEM SEREM VOTADOS, PARA APRESENTAR SUAS NECESSIDADES, DIREITOS E INTERESSES... Como se a cada Obrigação, não correspondesse nenhum DIREITO.

Esta legislação trata apenas, de dispor sobre a “Subordinação”, “Proibições”, sem delimitar,sequer, os atos que devem ser praticados pelos Protéticos, no exercício de sua Profissão.
Ainda estou procedendo a outros estudos da legislação e pretendo, EM BREVE TEMPO,submeter aos colegas, uma proposta de Lei que deverá ser encaminhada Á Câmara Federal.
Só entendo que , para que a pretensão tenha êxito, devemos guardar o máximo de discrição, POR MOTIVOS ÓBVIOS.
Um grande abraço

77 comentários:

Abreu disse...

Elza,

Parabéns por soltar o verbo em tão bons e bem lançados termos!

Você precisa ser mais ouvida [lida, divulgada, etc.]!

Dê um "jeito" e "apareça" mais. Suas idéias parecem bastante importantes.

Saudações,

ELZA A. disse...

OBRIGADA, ABREU!
GOSTEI MUITO DO SEU COMENTÁRIO. CONHEÇO BEM A LEGISLAÇÃO E PRETENDO PROPOR A ALTERAÇÃO PARA ALGO MAIS COMPATÍVEL COM A DIGNIDADE DA PROFISSÃO.
GOSTARIA E QUE MINHA MENSAGEM FOSSE MAIS DIVULGADA, NO ENTANTO, NÃO SEI COMO FAZÊ-LO.
TINHA UM TÓPICO NO www.proximais.net , no entanto parece que entrou um "hacker" lá e apagou tudo.
SE VOCÊ PUER AJUDAR A DIVULGAR O PROJETO ENTRE OS SEUS AMIGOS E COLEGAS, AGRADEÇO.
UM ABRAÇO DA
ELZA A.

Anônimo disse...

Me desculpe, mas discordo de quase tudo o que vc diz.
vamos aos fatos:
Os proteticos são legalmente impedidos de atender pacientes simplesmente por que nao tem treinamento para isso. Caso alguem queira lidar diretamente com os pacientes, estude odontologia. Os cursos de TPD não dão habilitação para entender a parte cientifica e biológica das próteses dentárias. O TPD não entende de ligamento periodontal, tecido gengival, efeitos dos anestésicos, medicações, biologia pulpar, biossegurança, e tantas outras coisas necessárias para o atendimento ao paciente.

A questão de divulgação de preços não é uma restrição ao protético, mas sim aos profissionais da área de saúde. Médicos, dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros, etc nao devem divulgar seus preços, simplesmente pq não vendem bananas na feira, mas sim tratamentos de saúde, q pra serem executados com qualidade tem um custo alto, desde a formação do profissional, até a estrutura q ele precisa montar para o atendimento. A concorrencia entre profissionais de saúd não deve ser vinculada ao preço, mas sim a qualidade.
Uma outra questao interessante q vc abordou é o fato de o dentista cobrar do paciente um preço maior do que o q ele paga ao protético. E o trabalho do dentista? não vale nada? Idealmente, o trabalho do laboratório deve custar em média 20% do q o dentista cobra do paciente. Alem do custo do laboratório, o dentista tem q arcar com a manutençao de toda uma estrutura cara, funcionários, cursos, e por incrivel q pareçe, tem q ter lucro, pois ninguem trabalha de graça.

ELZA A. disse...

Caro André:
Li seu “post”, e me parece que você é bem intencionado, mas não entendeu as colocações que fiz, e que SÃO REAIS.
Vamos rever suas colocações, diante dos seguintes argumentos. Se você não concordar novamente, eu terei a humildade necessária para rever meus pontos de vista, diante da sua nova argumentação, OK?
“Os Protéticos são legalmente impedidos de “atender pacientes” (coloquei entre aspas) simplesmente por que não tem treinamento para isso.”
Não creio que seja o caso de “querer atender” o paciente, mas creio que, um bom TPD, trabalhando em conjunto com um bom dentista, obteria resultados melhores e mais precisos na confecção das próteses, sem muitas idas e vindas destas próteses dos dentistas aos laboratórios, tornando o trabalho mais ágil e proveitoso para os dentistas, protéticos e pacientes, mormente no caso de próteses caracterizadas (que coloco como um dos vários exemplos que poderia citar). Eu mesma, muitas vezes como paciente, poderia ter obtido melhores resultados em trabalhos que paguei, se um bom protético estivesse junto ao dentista em várias ocasiões.
Concordo - I N T E I R A M E N T E - com você, no aspecto de que :“Os cursos de TPD não dão habilitação para entender a parte cientifica e biológica das próteses dentárias.
Quanto à afirmativa de que : “O TPD não entende de ligamento periodontal, tecido gengival e biossegurança, discordo, pois nestas cadeiras –obrigatórias pela grade do Ministério da Educação- são estudados de maneira menos profunda, mas suficiente e adequada para entender a delicadeza do assunto- a parte de periodontia e, conseqüentemente, a de ligamentos e biossegurança.
Concordo, novamente com você, no que tange à sua afirmativa quanto aos efeitos dos anestésicos, medicações, biologia pulpar e tantas outras coisas necessárias para o atendimento ao paciente . Justamente por isso Odontologia é curso superior, cabendo ao dentista a responsabilidade e o conhecimento da área médica.

OUTRA QUESTÃO PARA ANALISARMOS:
Quando você afirma que:”A questão de divulgação de preços não é uma restrição ao protético, mas sim aos profissionais da área de saúde. Médicos, dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros, etc nao devem divulgar seus preços, simplesmente pq não vendem bananas na feira, mas sim tratamentos de saúde, q pra serem executados com qualidade tem um custo alto, desde a formação do profissional, até a estrutura q ele precisa montar para o atendimento. A concorrencia entre profissionais de saúd não deve ser vinculada ao preço, mas sim a qualidade.”
Achei antológica a sua colocação de que “não vendem bananas na feira”...
Você continua:
“Uma outra questao interessante q vc abordou é o fato de o dentista cobrar do paciente um preço maior do que o q ele paga ao protético.(meu grifo) E o trabalho do dentista? não vale nada? Idealmente, o trabalho do laboratório deve custar em média 20% do q o dentista cobra do paciente. Alem do custo do laboratório, o dentista tem q arcar com a manutençao de toda uma estrutura cara, funcionários, cursos, e por incrivel q pareçe, tem q ter lucro, pois ninguem trabalha de graça.”
Que bom que, pelo que você disse, só cobra 80% sobre o valor da prótese. Isto é justo e bom, mas conheço dentistas que cobram do paciente R$1800,00 por uma prótese que lhes custou R$ 450,00, e você sabe que é assim. O Consumidor não é informado disso...
E, não e pode esquecer que o TPD sério, também tem custos com o seu laboratório, com a manutenção da sua estrutura, com a reposição de equipamentos e materiais, com seus cursos de especialização e, tem que ter seu – inclusive- seu lucro, para conviver dignamente.
Veja, André, vamos olhar a situação da seguinte forma:
Todo profissional é obrigado, por lei, ao cumprimento de determinadas normas jurídicas.
Se não for assim, como ficaríamos todos nós cidadãos, inclusive os dentistas, diante de outras categorias profissionais, com as mais variadas “justificativas” para que, a categoria deles obtivessem “tratamento diferenciado” e “carta branca” perante a Lei?
Não seria revoltante, por exemplo, que em um tratamento médico, o profissional não desse ao paciente ABSOLUTAMENTE TODAS AS INFORMAÇÕES QUE ENVOLVESSEM O SEU CASO? E nisso incluo desde os aspectos médicos, clínicos até os FINANCEIROS, uma vez que todo o cidadão TEM DIREITO A CONHECER A COMPOSIÇÃO DOS PREÇOS QUE LHES SÃO COBRADOS e que ele pagará, não é isso o certo e o justo?
Diz o Código de Defesa do Consumidor (LEI 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990)
“Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
............
II - a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações;”
Como você deve saber, há no meio dos TPD,como em todos os outros, vários “níveis” de profissionais.
Pela Lei, e até mesmo por motivo de justiça e interesse público, o Consumidor, Paciente, ou seja lá o nome que for dado a quem paga um serviço, tem direito a LIBERDADE DE ESCOLHA. Veja, se eu conheço um excelente Protético e necessito de serviços que envolvam prótese, porque devo me cingir à escolha ou imposição de um outro profissional? Não há justificativa para isso e tal imposição é absolutamente ilegal. O que o dentista pode fazer é sugerir que, caso o paciente aceite, o seu Protético atenda àquele caso, confeccionando as próteses necessárias. É exatamente o caso contemplado no seguinte inciso do CDC:
“IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;”
Quanto à informação aos Consumidores , a própria Lei determina que o Consumidor seja CLARA E ADEQUADAMENTE informado sobre os diversos produtos (no caso a prótese) sua composição, entre outros elementos a qualidade e o preço.
“III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;”
Aí voltamos ao assunto das “bananas”... Veja bem, o conhecimento da composição de preços é obrigatória por lei. É natural e necessário que os profissionais incluam, de maneira justa, seus insumos nos preços finais de produtos. O advogado, o arquiteto, o dentista e o protético e outros profissionais também devem e precisam fazer isso. O custo da sala, da luz, da água, dos materiais empregados, dos equipamentos (que sofrem desgaste natural e tem que ser repostos), dos auxiliares, do tempo do profissional, do custo de sua própria habilitação e de outros fatores, tem um valor expresso em moeda, custos estes que compõem este preço final, do produto ou do serviço.
O que não se pode conceber, é que sobre um custo determinado que fica sendo conhecido só pelo Protético e pelo Dentista(no caso da prótese), sejam embutidos outros “custos” atribuídos à sua confecção, que o Consumidor final pagará, sem conhecê-los.
É natural que, o Dentista utilize-se dos mesmos cálculos para compor o preço de sua mão de obra na prestação de um serviço profissional, só que “A PRÓTESE”, em si, já é um custo FIXO. Ela foi produzida e será paga ao Protético, e é assim que ela deve entrar na composição do preço final, e não de outra maneira, que induza o Paciente Consumidor à erro, acreditando que” o mais caro”, em todo o seu tratamento, foi “A PRÓTESE”...Até mesmo para que possa reconhecer o valor do trabalho profissional que lhe está sendo prestado.
Outro aspecto que merece análise meticulosa , até mesmo para proteção dos dentistas é o que vemos adiante:
Da Responsabilidade pelo Fato do Produto e do Serviço
"Art. 12. O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.
Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.
Art. 36. A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal.
Parágrafo único. O fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá, em seu poder, para informação dos legítimos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem.
Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
...................................§ 3° Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.
Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:
...................................V - exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva;
X - elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços.
Art. 40. O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.”
Como você pode ver, a Lei estabelece diferenças necessárias entre o fabricante, produtor e o prestador de serviços.
Para cada um deles é estabelecido um nível de responsabilidade, em razão de sua atuação."

Como está a Lei do tempo do Figueiredo, mal redigida que sequer estabelece a “competência”, isto é o “âmbito de atuação” dos TPDs, cria um conflito desnecessário com a Constituição, a Lei Civil e o Código de Defesa do Consumidor, como já apontei antes.
Entendo, até, que a Lei de 1979 e 1981 está DERROGADA, implicitamente, pelas leis editadas “a posteriori”. No entanto, acredito que possa e deva haver uma interligação entre estas duas profissões, sem que haja entrechoques com o atual sistema legal. E, tem mais, acredito que a regularização desta situação virá a beneficiar muito mais os dentistas, do que atualmente se supõe. Até mesmo porque –definitivamente- irá melhorar , e muito, o nível dos atuais e futuros TPDs.
Um abraço
Da Elza A.

Unknown disse...

Parabens por sua iniciativa , única diga-se de passagem, pode contar comigo para o q vc precisar, sou tpd tambem e tenho convicção d q algo tem q mudar. pode entrar em contato atraves de e-mail: sanpin2@hotmail.com.

ELZA A. disse...

obrigada, Sanpin2!
Vamos continuar a esperar o maior número de colegas para que tenhamos força com nosso movimento!
Abraços Elza A.

Anônimo disse...

Oi elza, boa noite.
Sim, com certeza sou bem intencionado.
Veja bem: Um bom dentista OBRIGATORIAMENTE trabalha com um bom protético. Se não for assim, jamais será reconhecido como um bom dentista. Ocorre q os pacientes são clientes do dentista. Os dentistas são clientes dos protéticos. Por isso a propaganda dos protéticos deve ser direcionada aos dentistas. Acontece q as pessoas agem de má fé. Vários protéticos fazem atendimento direto aos pacientes. Se a relação protético – paciente fosse legal, muitos se aproveitariam disso para realizar procedimentos em seus laboratórios q são inerentes exclusivamente ao cirurgião dentista. Qdo o paciente procura um dentista para fazer suas próteses, ele deve confiar ao dentista a escolha de um bom laboratório, afinal os pacientes são leigos, e não saberão escolher um bom laboratório. Provavelmente, se houvesse propaganda direta dos laboratórios para os apcientes, eles escolheriam pelo preço, o q é errado. Deve-se primar pela qualidade. O dentista responde pelo trabalho realizado, e não o protético. Se o paciente não gostar, ele vai cobrar isso do dentista, e não do protético. O dentista deve escolher o laboratório q ele julga competente, e deve responder por essa escolha. Se o pacinte não gostar do trabalho, ele tem meios legais para cobrar isso do dentista.

Em relação aos preços, Elza, veja se me entende:
Cada dentista sabe o quanto vale seu trabalho. Qdo um dentista orça um tratamento, ele não cobra do paciente o valor do laboratório ou o material q ele usa. Ele cobra o conhecimento necessário para a realização do tratamento. Esse valor, quem define é ele próprio. O protético faz o mesmo. Qdo vc faz uma prótese total, vc está cobrando o q vc acha q vale seu trabalho. Se o dentista cobra X, Y, ou Z, o problema é dele. Se o dentista cobra 1800 numa PT e te paga 450, é pq vc cobrou dele esse valor. Ele não cobrou 1800 num trabalho q custou 450. Conte comigo: planejamento, moldagem anatômica, moldagem funcional, plano de cera e registro interoclusal, prova dos dentes, entrega da prótese e ajuste oclusal, 2 consultas de revisão. São 8 consultas. Isso é o mínimo q ele precisa pra fazer uma PT descente. Sabe qto custam 8 horas num consultório odontológico? Aqui em brasília isso custa no mínimo uns 200 reais. Por esse preço q vc falou q o dentista cobra (1800), a clinica dele deve ser luxuosa, então aumente esse valor ai pra uns 300 reais. Custo de material, coloca ai mais uns 100 reais. Entre faculdade, especialização, 6 cursos de aperfeiçoamento, livros, instrumentais, etc eu já gastei por baixo mais de duzentos mil reais.gasto meu tempo, gasto minha paciência, me estresso, tenho problemas posturais, LER, tendinite, corro risco de contrair infecções dos pacientes, tenho uma responsabilidade enorme de poder matar um paciente com uma simples anestesia, e se ele não gostar é de mim q ele vai falar mal no final. Vc ainda acha q eu gasto apenas 450 reais pra fazer uma PT? Só de custos físicos (laboratório, material e manutenção da estrutura da clinica) são quase mil reais. E ainda tem mais. 20% de 1800 é 360, ou seja, o dentista ainda está cobrando pouco. Pra pagar 450 ao laboratório ele deveria cobrar 2250.
Se eu for informar aos meus pacientes todos os custos q tenho pra realizar o tratamento deles, provavelmente eles ficarão com pena de mim. Mas não escondo deles o q gasto. Qualquer paciente meu q me pedir terá um detalhamento do q foi gasto no tratamneto dele. Ocorre q a grande maioria não faz questão de saber, pois eles estão pagando por serviços, e não por produtos, e preços de serviços são subjetivos, e quem decide quanto custa e quem realiza o serviço.
Protéticos tem tendência de achar q é fácil realizar planejamento e execução de próteses, mas não é.

Imagine agora uma situação: vc vai comprar uma geladeira, chega na loja e pergunta o preço, ai o vendedor te responde: custa 1000 reais, sendo 200 do motor, 150 das peças internas, 150 do aço escovado utilizado nas portas, etc etc etc. Vc já viu alguém fazer isso???

Voltando ao assunto do paciente escolher seu próprio protético: Eu me recusaria a atender o paciente q chegasse ao meu consultório exigindo q as próteses fossem feitas em determindado laboratório, a não ser q eu conhecesse e aprovasse o trablaho do tal laboratório. Essa afirmação pode parecer arrogante, mas não é. Como eu já disse, se eu fizer com o laboratório q ele falou e ficar uma porcaria, ele vai colocar a culpa em mim. Portanto, eu escolho os laboratório q trabalham pra mim.

Continuo achando q não existe nenhum tipo de discriminação na lei. Acho apenas q esta ocorrendo uma falha de interpretação da sua parte.

Abraços.

ELZA A. disse...

CARO ANDRÉ,

MINHAS COLOCAÇÕES NÃO SÃO APENAS FRUTO DE CONCLUSÕES MINHAS, PESSOAIS.

SABE PORQUE FUI ESTUDAR TPD, DEPOIS DE 30 ANOS DE ADVOCACIA? POIS EU VOU TE EXPLICAR.
PARA MIM SEMPRE FOI UM "MISTÉRIO" AVALIAR SE UM DENTISTA ERA BOM OU MAL. TE DIGO PORQUE: PORQUE OS RESULTADOS DESTA AVALIAÇÃO SÓ SE REVELAM CINCO OU MAIS ANOS APÓS O "TRATAMENTO" E O "PACIENTE" SÓ DESCOBRE QUE UM MAL PROFISSIONAL O ATENDEU QUANDO JÁ NÃO HÁ MAIS SOLUÇÃO PARA O SEU CASO...
EU MESMA, COMO "PACIENTE LEIGA", PASSEI POR SITUAÇÕES ABSURDAS, COM "ÓTIMOS E CAROS DENTISTAS", NO RIO, E EM CURITIBA...
NUNCA REGATEEI PREÇOS E PROCURAVA SEMPRE OS "DENTISTAS RECONHECIDOS", APENAS -COMO ADVOGADA- ESTRANHAVA A MANEIRA QUE ME COBRAVAM, SEM ME ESCLARECER A COMPOSIÇÃO DE SEUS PREÇOS.
TENDO DIMINUIDO MINHA CARGA DE TRABALHO, COMO ADVOGADA, RESOLVÍ CONHECER MELHOR ESTE "UNIVERSO MISTERIOSO", QUE ENVOLVIA A MINHA PRÓPRIA SAÚDE E O MEU CORPO...

NOS ESTUDOS DE PRÓTESE (TPD), QUE DURAM CERCA DE TRÊS ANOS (COM A ESPECIALIZAÇÃO QUE FAREI EM PRÓTESE EM PORCELANA), APRENDÍ E COMPREENDÍ UMA SÉRIE DE SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM ESTA RELAÇÃO MISTERIOSA ENTRE PROTÉTICO E DENTISTA.
PARA MIM FOI FÁCIL, POIS TENHO OURO TIPO DE FORMAÇÃO ANTERIOR À PRÓTESE, ISSO SEM FALAR QUE FUI E SOU "PACIENTE" TAMBÉM. E, JUNTO COM ESTA POSIÇÃO, SOU "CONSUMIDORA", NUMA RELAÇÃO DE NEGÓCIO, EM QUE PAGO O PREÇO E RECEBO O BEM OU O SERVIÇO.
E, O FRUTO DE MINHA FORMAÇÃO (JURÍDICA) ME APONTOU AS INCONGRUÊNCIAS LEGAIS, QUE VIGEM ESTA ÁREA.
AS ANTIGAS LEIS COLIDEM DE FRENTE COM AS LEIS ATUAIS E COM A CONSTITUIÇÃO DO BRASIL, COMO JÁ TE DEMONSTREI ANTES.
MAS, VAMOS ANALISAR PONTO A PONTO- ALGUMAS DE SUAS COLOCAÇÕES:

........"Ocorre q os pacientes são clientes do dentista."

-EFETIVAMENTE OS "PACIENTES" SÃO CLIENTES DOS DENTISTAS E DEVERIAM SER -TAMBÉM- DO PROTÉTICO.NÃO O SÃO PORQUE A LEI ANTIGA, DO TEMPO DO GENERAL FIGUEIREDO, ESTÁ IMPEDINDO - CONTRA AS EXIGÊNCIAS DO ATUAL CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, CÓDIGO CIVIL E CF.POR EXEMPLO: EU SOU "CLIENTE" DA AUTORIZADA EM QUE COMPRO MEU CARRO, MAS TAMBÉM SOU "CLIENTE" DA PIRELLI, ONDE ESCOLHO E COMPRO MEU PNEU. (É MELHOR QUE O EXEMPLO DA GELADEIRA, NÃO?)

........"Se a relação protético – paciente fosse legal, muitos se aproveitariam disso para realizar procedimentos em seus laboratórios q são inerentes exclusivamente ao cirurgião dentista".

PARA ISSO A LEI PENAL CONTEMPLA O CRIME DE "EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA".O que se poderia fazer, na nova legislação é agravá-lo, com multas maiores e penas maiores além da cassação da licença do SUPOSTO criminos. O QUE NÃO SE PODE FAZER DE MODO ALGUM, É "PRESUMIR" QUE TODO TPD é um "CRIMINOSO EM POTENCIAL", POIS O PRINCÍPIO NO MUNDO JURÍDICO É DE QUE "TODOS SÃO INOCENTES, ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO".(ALIÁS, É ATÉ CRIME DE CALÚNIA, DIFAMAÇÃO,ETC.. ESTE TIPO DE PRESUNÇÃO, GERANDO A NECESSÁRIA INDENIZAÇÃO).

"..........Qdo o paciente procura um dentista para fazer suas próteses, ele deve confiar ao dentista a escolha de um bom laboratório, afinal os pacientes são leigos, e não saberão escolher um bom laboratório".

AQUI, NESTE PONTO, DISCORDAMOS TOTALMENTE, ATÉ PORQUE, PELA CONSTITUIÇÃO E LEI CIVIL E DO CONSUMIDOR, EU , E QUALQUER UM TEM DIREITO DE ESCOLHA, QUANDO ESTÁ ADQUIRINDO UM BEM.
A PRÓTESE É UM BEM QUE É PAGO, PELO CONSUMIDOR, ASSIM COMO O CONSUMIDOR TAMBÉM PAGA O SERVIÇO OU MÃO-DE-OBRA DO DENTISTA. SÃO COISAS SEPARADAS. UMA É "PRODUÇÃO DE BENS" A OUTRA, "PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS".AGORA, SE O ARGUMENTO É DIZER QUE O "PACIENTE" É "LEIGO", EU TE PERGUNTO: ISTO É ARGUMENTO PARA ELE SE VER SEM DIREITO DE ESCOLHA? NÃO POSSO ESCOLHER MINHA COSTUREIRA, MINHA CABELEIREIRA, PORQUE SOU LEIGA EM COSTURA OU OUTRA SITUAÇÃO QUALQUER? E OS PNEUS? TAMBÉM SOU LEIGA NISSO. E OS CLIENTES DOS ADVOGADOS, QUANDO SUGERIMOS UMA OU OUTRA OPÇÃO? ELES NÃO SÃO LEIGOS TAMBÉM EM DIREITO? NÃO HÁ DESCULPA PARA INFRINGIR A LEI.

"....O dentista responde pelo trabalho realizado, e não o protético. Se o paciente não gostar, ele vai cobrar isso do dentista, e não do protético".

OUTRA PROVA DE QUE A LEGISLAÇÃO DE 1979 ESTÁ ERRADA E CONFLITANTE COM A ATUAL. COMO PODE ALGUÉM QUE OFERTA UM BEM DE MERCADO, E AINDA MAIS NO MERCADO DA SAÚDE,NÃO RESPONDER POR SEUS ATOS?
COMO TE MOSTREI ANTES, O CÓDIGO CIVIL DETERMINA:
"São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil:
I - os menores de dezesseis anos;

II - os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos;

III - os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.

"..... São incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer:
I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;"

II - os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido;

III - os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo;

IV - os pródigos."
COMO VOCÊ PODE VER, O PROTÉTICO -ENQUANTO VIGIR ESTA LEI ESPÚRIA- ESTÁ COMPARADO AOS MENORES, AOS LOUCOS E AOS BÊBADOS, E AOS DROGADOS. ISTO QUEM DIZ NÃO SOU EU, ELZA A., É A LEI!PODE CONFERIR, NO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO.E COMO FICA O CONSUMIDOR, PERANTE ESTE ABSURDO? É A ESTÓRIA DO "VAI RECLAMAR COM O BISPO..."

"....Qdo um dentista orça um tratamento, ele não cobra do paciente o valor do laboratório ou o material q ele usa. Ele cobra o conhecimento necessário para a realização do tratamento. Esse valor, quem define é ele próprio"
ANDRÉ, ME DESCULPE,MAS EM TODAS AS PROFISSÕES SÉRIAS, EXISTEM PARÂMETROS PARA SE COMPOR UM PREÇO.
MESMO NO DIREITO, ONDE O CONHECIMENTO E A ATUAÇÃO DO ADVOGADO DEFINEM AS QUESTÕES. EXITE SEMPRE UMA "TABELA" QUE TE MOSTRA A "BASE" EM QUE SE PODE NEGOCIAR. A ELA, VOCÊ PODE ATÉ AGREGAR A QUALIDADE DO SEU TRABALHO, SEUS GASTOS E INSUMOS PARA O REULTADO FINAL, MAS A COMPOSIÇÃO DESTES PREÇOS É EXIGIDA PELA LEI, QUE TRANSCREVÍ ANTES. A MENOS QUE A PESSOA SEJA DE "NOTÓRIA ESPECIALIZAÇÃO" OU O "ÚNICO A PRODUZIR" AQUELE BEM OU SERVIÇO, PODERÁ COBRAR O QUE QUISER. SOMOS TODOS COMANDADOS POR UM SISTEMA LEGAL.


"......Qdo vc faz uma prótese total, vc está cobrando o q vc acha q vale seu trabalho"

JÁ TE RESPONDÍ NA COLOCAÇÃO ANTERIOR, E COMO SE PODE CALCULAR VALOR A SER COBRADO, SEM SUBESTIMAR OU SUPERESTIMAR PREÇOS.

" ......Vc ainda acha q eu gasto apenas 450 reais pra fazer uma PT? Só de custos físicos (laboratório, material e manutenção da estrutura da clinica) são quase mil reais. E ainda tem mais. 20% de 1800 é 360, ou seja, o dentista ainda está cobrando pouco. Pra pagar 450 ao laboratório ele deveria cobrar 2250".
NÃO ENTENDÍ MUITO BEM ESTA, ANDRE.
VOCÊ ESTÁ DIZENDO QUE EM UMA PRÓTESE que você pagou ao laboratório R$450,00 (uma simplesinha, provisória, com dentes de estoque, etc...) VOCÊ DEVERIA COBRAR R$ 2250,00 PELO PREÇO DA PRÓTESE???ACHO QUE NÃO COMPREENDÍ MUITO BEM. POR FAVOR, EXPLIQUE MELHOR


"......... Ocorre q a grande maioria não faz questão de saber, pois eles estão pagando por serviços, e não por produtos, e preços de serviços são subjetivos, e quem decide quanto custa e quem realiza o serviço".
O CONSUMIDOR, COMO JÁ DEMONSTREI ANTES, ESTÁ NESTE CASO ESPECÍFICO- PAGANDO POR PRODUTO E SERVIÇO. A PRÓTESE, EM SI, É O PRODUTO. O PLANEJAMENTO E COLOCAÇÃO É O SERVIÇO, OU ESTOU ENGANADA?
TODO DENTISTA PODE E DEVE COBRAR SEUS SERVIÇOS, MAS A PRÓTESE DEVE SER COBRADA PELO VALOR QUE FOI PAGO POR ELA, OU ENTÃO O DENTISTA DEVERÁ COLOCAR QUAL FOI A COMPOSIÇÃO DE PREÇO QUE ESTÁ COBRANDO DO CONSUMIDOR...


".......Protéticos tem tendência de achar q é fácil realizar planejamento e execução de próteses, mas não é. "

NÃO PENSO QUE SEJA FÁCIL, POIS CONHEÇO OS PASSOS QUE ANTECEDEM A CONFECÇÃO DAS PRÓTESES E QUE, SÓ DEVEM SER REALIZADOS POR DENTISTAS, POR SUA FORMAÇÃO TÉCNICA.

"...Eu me recusaria a atender o paciente q chegasse ao meu consultório exigindo q as próteses fossem feitas em determindado laboratório, a não ser q eu conhecesse e aprovasse o trablaho do tal laboratório."
IMAGINO QUE SIM, ENTRETANTO CREIO QUE, NO MEIO ODONTOLÓGICO, TANTO OS BONS PROTÉTICOS COMO OS BONS DENTISTAS ACABAM POR SE CONHECER, POIS O NATURAL SERIA O ENTRELAÇAMENTO DAS PROFISSÕES.
E. ALÉM DISSO, A PARTE MECÂNICA DAS PRÓTESES, ANTES DE SEREM APLICADAS AO PACIENTE, SOFREM -OU PELO MENOS- DEVEM SOFRER A AVALIAÇÃO DO DENTISTA QUE IRÁ SE UTILIZAR DELA.
ASSIM, NÃO VEJO PROBLEMAS NO QUE TANGE À INDEPENDÊNCIA E INTERLIGAÇÃO ENTRE AS DUAS PROFISSÕES, A NÃO SER UMA MAIOR E MELHOR VANTAGEM PARA OS PRÓPRIOS PACIENTES, TUDO ISSO, DENTRO DAS NORMAS LEGAIS E CONSTITUCIONAIS RELATIVAS AO ASSUNTO.

Saint-Clair disse...

Estimada Amiga Elza

Meus parabens pelo seu Blog: inteligente, esclarecedor e muito oportuno quanto às nossa mazelas.
Continue sempre postando suas brilhantes colocações.
Um forte abraço
Saint-Clair Paes Leme

ELZA A. disse...

ESTIMADO SAINT CLAIRE,
SEMPRE GENTIL E AMIGO. OBRIGADA POR SUA VISITA AO MEU BLOG. A LUTA PELO QUE É CERTO E DIREITO CONTINUA EM NOSSO SANGUE, PRINCIPALMENTE QUANDO PODEMOS CONTRIBUIR, DE ALGUMA FORMA, PARA A MELHORIA DE VIDA DO NOSSO POVO. GRANDE ABRAÇO DA AMIGA
ELZA A.

Anônimo disse...

Que tal um encontro ... por exemplo em São Pauo no congresso para um almoço com um bate papo mais aprofundado.
Vamos nos reunir?
Gostaria de saber mais a fundo o que poderia ser feito.
Sei que abre-se um leque de opçoes.
Marcado no congresso?
A gente v uns dias antes como se encontrar lah dentro para isso?
fabricio@proximais.net

ELZA A. disse...

CARO FABRÍCIO,
UM PRAZER TE OUVIR OUTRA VEZ.
GOSTARIA DE SABER QUANDO É O CONGRESSO, PARA LEVAR UM "ESBOÇO", DA PROPOSTA DE LEGISLAÇÃO.
ESTOU ESTUDANDO CUIDADOSAMENTE E NÃO PRETENDO REDIGIR A LEGISLAÇÃO DE FORMA AÇODADA, POIS -MINHA ÁREA DE ATUAÇÃO ERA DIREITO PÚBLICO-. NÃO CONFIO EM "ADVOGADOS QUE SABEM TUDO"...
ESTOU ESTUDANDO EM QUE UNIVERSO NOSSA LEI SE SITUARIA, PARA EVITAR QUE ELA ENTRE EM CONFLITO COM OUTRAS LEGISLAÇÕES, COMO HOJE OCORRE.
PODEMOS MARACAR NO CONGRESSO, DESDE QUE ME DIGA QUANDO ISTO VAI ACONTECER.
GOSTARIA DE LEVAR UMA PROPOSTA CONCRETA PARA TODOS OS PROTÉTICOS TOMAREM CONHECIMENTO E ANALISAREM. PENSO QUE - A PAR DISSO- DEVAMOS INICIAR A FORMAÇÃO DE UM "SINDICATO NACIONAL" OU UMA "ASSOCIAÇÃO NACIONAL" , PARA TERMOS A FORÇA NECESSÁRIA PARA ALCANÇARMOS NOSSO OBJETIVO. AGUARDO SUA RESPOSTA. GRANDE ABRAÇO DA
ELZA A.

Anônimo disse...

Desde já agradeço pelo esforço e por ter abraçado esta causa. Concerteza existe um caminho para nossa profissão que passe pela valorização de nosso trabalho, respeito á nossa arte e remuneração justa. Vou continuar atento e dando minha contribuição para nos aproximarmos desse objetivo.
Abraços

ELZA A. disse...

PEDRO,
OBRIGADA POR SEU APOIO À MINHA INICIATIVA. EXISTE UM CAMINHO, SIM.O CAMINHO DO EQUILÍBRIO E DO RECONHECIMENTO DE NOSSA ARTE, DIRECIONADA À SAÚDE E ESTÉTICA. ACREDITO QUE NÃO NECESSITA HAVER "ANTAGONISMO" ENTRE DUAS CLASSES QUE ATUAM NO MESMO SETOR, UMA -ODONTÓLOGOS- COM CURSO SUPERIOR E PREPARO PARA A ÁREA MÉDICA ;
OUTRA -A DOS PROTÉTICOS, COM CURSO TÉCNICO RECONHECIDO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E PREPARO PARA A ÁREA ESTÉTICA E FUNCIONAL.
AMBAS DEVEM CAMINHA JUNTAS, CADA UMA EXERCITANDO SUA ÁREA DE FORMAÇÃO, PARA O BENEFÍCIO DA POPULAÇÃO QUE, EM ÚLTIMA ANÁLISE, É QUEM NECESSITA DESTES CUIDADOS.
ABRAÇOS

ELZA A. disse...

Anônimo disse...
"Toda proposta deve ser levada à sério,por isso,precisamos discutir o assunto:primeiro vamos ver como se atende um paciente,o que é preciso?
primeiro passo é o prontuário,se vc não souber fazer exame clínico,anamnese e diagnosticar,então vc não pode tratar ,ou seja,atender as necessidades do paciente.
Como vc pode saber qual é a indicação terapêutica(não existe só pt e ppr) para determinado paciente,se for o caso de uma pt ou ppr,será que este paciente pode usá-lo.
Imagine se o paciente têm um carcinoma(vc sabe e pode diagnosticar?),exostoses,líquen plano(vc sabe como diagnosticar e tratar?)ou é epiléptico ou tem crises convulsivas(vc sabe como fazer um atendimento de urgência?),etc..."

COM TODO RESPEITO,SAÚDE É COISA SÉRIA,SE VC FIZER UMA SIMPLES PT ERRADA(SEM DIMENSÃO VERTICAL,SEM AJUSTE OCLUSAL,SEM PLANO OCLUSAL,ETC...),VC COLABORA COM UMA MIALGIA,CEFALÉIA,DTM,ETC..
A PROFISSÃO DE TPD É PRECIOSA E INDISPENSÁVEL,SE VC NÃO GOSTA E QUER ATENDER PACIENTE FAÇA ODONTO OU MEDICINA,MAS NÃO PREJUDIQUE NINGUÉM (EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA)PORQUE VC FAZ ARTE E COLABORA COM O BEM ESTAR DE MUITA GENTE,SEJA RESPONSÁVEL E SÁBIO!
O NEGÓCIO É COMPLICADO,NÃO É TÃO FÁCIL!
25 de Abril de 2007 19:25

RESPOSTA:
CARO "ANÔNIMO"
ACREDITO QUE VOCÊ TENHA POSTADO NO ITEM ERRADO, POR ENGANO, MAS, VAMOS ANALISAR O ASSUNTO.
CONCORDO COM VOCÊ, QUE SEM O CONHECIMENTO DE NÍVEL SUPERIOR, NA ÁREA DA MEDICINA, UM PROTÉTICO COMETERÁ ERROS IRREPARÁVEIS.Por isto mesmo é preciso "delimitar" sua atuação de forma legal.
POR ESTA RAZÃO OS DENTISTAS DEVEM FAZER O "PLANEJAMENTO" DAS PRÓTESES, QUE RESULTA DE SEU exame clínico,anamnese e diagnostico, POIS ELES, E SOMENTE ELES, DETEM O CONHECIMENTO PARA PLANEJAR, EM RAZÃO DE SEUS CONHECIMENTOS MÉDICOS ESPECÍFICOS. SOBRE ESTE PLANEJAMENTO, O PROTÉTICO "EXECUTA" A PRÓTESE PLANEJADA PELO DENTISTA.
O QUE EU DEFENDO E TENHO RAZÕES PARA ISSO, É O SEGUINTE:
"Como qualquer pessoa leiga pode observar, a Lei que institui a “Profissão” não estabeleceu sequer as “Competências” do TPD, que deveriam obrigatoriamente constar da legislação, pois assim não há como se saber quais os limites e fronteiras das atividades praticadas ou desenvolvidas por estes profissionais."

TODA PROFISSÃO REGULAMENTADA, COMO É O CASO DOS TPDs, TEM QUE TER -NO MÍNIMO- O ESTABELECIMENTO DE SUAS FUNÇÕES (ATÉ MESMO PARA EVITAR QUE POSSAM SE CONFUNDIR COM AS DOS DENTISTAS). AÍ RESIDE A SEGURANÇA DOS PACIENTES.
A PROFISSÃO DE TPD FOI "CRIADA", "RECONHECIDA", MAS NÃO DIZ, NO CORPO DA LEI, QUAIS SÃO SEUS LIMITES DE ATUAÇÃO.
ISTO É O MÍNIMO DE EXIGÊNCIA QUE SE FAZ NUMA LEI.
SENÃO, PARA QUE A LEI EXISTE? A LEI EXISTE PARA ESTABELECER REGRAS E LIMITES NA CONVIVÊNCIA HUMANA, SEJA NO CAMPO SOCIAL , PROFISSIONAL, ETC...
SINCERAMENTE, EU, COMO "PACIENTE" JÁ PASSEI POR SITUAÇÕES DIFÍCEIS NA ÁREA ODONTOLÓGICA MAS, SEM ESTABELECER ESTA "FRONTEIRA" NECESSÁRIA, SE TORNA IMPOSSÍVEL APURAR-SE A RESPONSABILIDADE . SE DO DENTISTA, SE DO PROTÉTICO.
EM TODA PROFISSÃO HÁ OS BONS E OS MEDÍOCRES .
SE UM DENTISTA FIZER UM PLANEJAMENTO ERRADO, COMO SE PODE COMPROVAR?
SE UM PROTÉTICO CONFECCIONAR MAL UMA PRÓTESE, COMO COMPROVAR?
ENTENDEU? MEU RACIOCÍNIO É JURÍDICO, ATÉ MESMO POR MINHA FORMAÇÃO.
SEMPRE ME COLOCO NO LUGAR DA PESSOA PREJUDICADA E ME PERGUNTO: COMO COMPROVAR OS FATOS?

VOCÊ DISSE:
"SE VC NÃO GOSTA E QUER ATENDER PACIENTE FAÇA ODONTO OU MEDICINA,MAS NÃO PREJUDIQUE NINGUÉM (EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA)..."
ACHO QUE VOCÊ NÃO ENTENDEU.
VOU TENTAR EXPLICAR OUTRA VEZ:
NÃO É QUE EU NÃO GOSTE DA PROFISSÃO DE TPD, AO CONTRÁRIO, ADORO E QUANDO ME FORMAR PENSO EM EXERCÊ-LA.

MAS, PARA EXERCÊ-LA, , QUERO FAZÊ-LO ASSUMINDO A RESPONSABILIDADE PELOS ATOS QUE EU PRATICAR, COMO TODO O CIDADÃO BRASILEIRO. AFINAL, PARA QUE UM "DIPLOMA", SE EU NÃO TENHO "CAPACIDADE" PARA RESPONDER POR ELE, COM QUASE 3 ANOS DE FORMAÇÃO?

QUANTO À "ATENDER PACIENTE", REPITO:
NÃO SE TRATA DISSO. ACREDITO QUE - EM DETERMINADOS SERVIÇOS TÉCNICOS DE TPD É ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO ESTAR PRESENTE NO MOMENTO DO ATENDIMENTO DO PACIENTE PELO DENTISTA.
NÃO ME REFIRO AO "ATENDIMENTO DE PACIENTE COMO SE FOSSE DENTISTA",NÃO!ISTO É CRIME E DEVE SER PENALIZADO, COMO "EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA".ALIÁS, COMO ADVOGADA,JÁ FALEI SOBRE ISTO ANTES...
PENSE COMIGO: UM PACIENTE QUER UMA PRÓTESE "CARACTERIZADA" (que é o exemplo que me ocorre e + fácil de demonstrar). OS EFEITOS DA LUZ, DO HORÁRIO, TENDEM A ALTERAR AS CORES E NUANCES DA PRÓTESE QUE O PACIENTE VAI USAR. SE O TPD ESTIVER PRESENTE, NESTE MOMENTO, AO LADO DO DENTISTA, PODERÁ AVALIAR SEU TRABALHO, COM PRECISÃO.
E, CADA UM NA SUA ESFERA DE COMPETÊNCIA, EXECUTARÃO UM TRABALHO DE MAIOR QUALIDADE , SEM INTERFERIR UM, NA ÁREA DO OUTRO...

NÃO QUERO FAZER ODONTO,NÃO. JÁ FIZ DIREITO, ADVOGO HÁ MUITOS ANOS E, A ÁREA MÉDICA NÃO ESTÁ NOS MEUS PLANOS.
SE VOCÊ TIVER LIDO OS MEUS ARGUMENTOS DESDE O INÍCIO DA DISCUSSÃO, VERÁ QUE NA ÁREA DE PRÓTESE, QUE É UM SIMPLES CURSO TÉCNICO, PODEREI PRATICAR UMA ARTE QUE CONSIDERO ESPETACULAR, POR UNIR A ESTÉTICA COM A FUNCIONALIDADE. EU TAMBÉM SOU PINTORA E ESCULTORA.
JÁ RECEBÍ PRÊMIOS EM ESCULTURA QUANDO ERA JOVEM. MAS, A VIDA PRÁTICA ME CONDUZIU À AREA DO DIREITO. AGORA, MAIS MADURA E COM MAIS TEMPO, POSSO JUNTAR A ARTE, À UTILIDADE. POR ISSO E POR NÃO COMPREENDER PORQUE SÃO TÃO CAROS OS TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS, É QUE BUSQUEI A ÁREA DE PRÓTESE, E ESTOU SATISFEITA COM A GRADE DO CURSO E COM A PRÁTICA INICIAL QUE ESTOU TENDO COMO "ESTAGIÁRIA"...
CONCORDO ABSOLUTAMENTE COM VOCÊ, QUE SAÚDE É COISA SERÍSSIMA. POR ISSO É QUE ENCAMPEI ESTA TESE, NA QUAL ACREDITO, POR CONHECER PELOS TRÊS LADOS. COMO PACIENTE, COMO ADVOGADA E COMO PROTÉTICA.
ACREDITO TAMBÉM QUE UMA NOVA LEGISLAÇÃO, MAIS MODERNA E SEGURA, SÓ TRARÁ BENEFÍCIOS AOS DENTISTAS (por terem Protéticos de melhor qualidade), aos PACIENTES (que serão atendidos mais minuciosamente, conhecendo a diferença entre as áreas) e aos PROTÉTICOS ( que terão suas atividades delimitadas e sua resonsabilidade definida).
Abraços
PS. VOU COPIAR SUA PERGUNTA E POSTAR LÁ NO TÓPICO CERTO, TÁ?

ELZA A. disse...

Anônimo disse...
"Toda proposta deve ser levada à sério,por isso,precisamos discutir o assunto:primeiro vamos ver como se atende um paciente,o que é preciso?
primeiro passo é o prontuário,se vc não souber fazer exame clínico,anamnese e diagnosticar,então vc não pode tratar ,ou seja,atender as necessidades do paciente.
Como vc pode saber qual é a indicação terapêutica(não existe só pt e ppr) para determinado paciente,se for o caso de uma pt ou ppr,será que este paciente pode usá-lo.
Imagine se o paciente têm um carcinoma(vc sabe e pode diagnosticar?),exostoses,líquen plano(vc sabe como diagnosticar e tratar?)ou é epiléptico ou tem crises convulsivas(vc sabe como fazer um atendimento de urgência?),etc..."

COM TODO RESPEITO,SAÚDE É COISA SÉRIA,SE VC FIZER UMA SIMPLES PT ERRADA(SEM DIMENSÃO VERTICAL,SEM AJUSTE OCLUSAL,SEM PLANO OCLUSAL,ETC...),VC COLABORA COM UMA MIALGIA,CEFALÉIA,DTM,ETC..
A PROFISSÃO DE TPD É PRECIOSA E INDISPENSÁVEL,SE VC NÃO GOSTA E QUER ATENDER PACIENTE FAÇA ODONTO OU MEDICINA,MAS NÃO PREJUDIQUE NINGUÉM (EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA)PORQUE VC FAZ ARTE E COLABORA COM O BEM ESTAR DE MUITA GENTE,SEJA RESPONSÁVEL E SÁBIO!
O NEGÓCIO É COMPLICADO,NÃO É TÃO FÁCIL!
25 de Abril de 2007 19:25

RESPOSTA:
CARO "ANÔNIMO"
ACREDITO QUE VOCÊ TENHA POSTADO NO ITEM ERRADO, POR ENGANO, MAS, VAMOS ANALISAR O ASSUNTO.
CONCORDO COM VOCÊ, QUE SEM O CONHECIMENTO DE NÍVEL SUPERIOR, NA ÁREA DA MEDICINA, UM PROTÉTICO COMETERÁ ERROS IRREPARÁVEIS.Por isto mesmo é preciso "delimitar" sua atuação de forma legal.
POR ESTA RAZÃO OS DENTISTAS DEVEM FAZER O "PLANEJAMENTO" DAS PRÓTESES, QUE RESULTA DE SEU exame clínico,anamnese e diagnostico, POIS ELES, E SOMENTE ELES, DETEM O CONHECIMENTO PARA PLANEJAR, EM RAZÃO DE SEUS CONHECIMENTOS MÉDICOS ESPECÍFICOS. SOBRE ESTE PLANEJAMENTO, O PROTÉTICO "EXECUTA" A PRÓTESE PLANEJADA PELO DENTISTA.
O QUE EU DEFENDO E TENHO RAZÕES PARA ISSO, É O SEGUINTE:
"Como qualquer pessoa leiga pode observar, a Lei que institui a “Profissão” não estabeleceu sequer as “Competências” do TPD, que deveriam obrigatoriamente constar da legislação, pois assim não há como se saber quais os limites e fronteiras das atividades praticadas ou desenvolvidas por estes profissionais."

TODA PROFISSÃO REGULAMENTADA, COMO É O CASO DOS TPDs, TEM QUE TER -NO MÍNIMO- O ESTABELECIMENTO DE SUAS FUNÇÕES (ATÉ MESMO PARA EVITAR QUE POSSAM SE CONFUNDIR COM AS DOS DENTISTAS). AÍ RESIDE A SEGURANÇA DOS PACIENTES.
A PROFISSÃO DE TPD FOI "CRIADA", "RECONHECIDA", MAS NÃO DIZ, NO CORPO DA LEI, QUAIS SÃO SEUS LIMITES DE ATUAÇÃO.
ISTO É O MÍNIMO DE EXIGÊNCIA QUE SE FAZ NUMA LEI.
SENÃO, PARA QUE A LEI EXISTE? A LEI EXISTE PARA ESTABELECER REGRAS E LIMITES NA CONVIVÊNCIA HUMANA, SEJA NO CAMPO SOCIAL , PROFISSIONAL, ETC...
SINCERAMENTE, EU, COMO "PACIENTE" JÁ PASSEI POR SITUAÇÕES DIFÍCEIS NA ÁREA ODONTOLÓGICA MAS, SEM ESTABELECER ESTA "FRONTEIRA" NECESSÁRIA, SE TORNA IMPOSSÍVEL APURAR-SE A RESPONSABILIDADE . SE DO DENTISTA, SE DO PROTÉTICO.
EM TODA PROFISSÃO HÁ OS BONS E OS MEDÍOCRES .
SE UM DENTISTA FIZER UM PLANEJAMENTO ERRADO, COMO SE PODE COMPROVAR?
SE UM PROTÉTICO CONFECCIONAR MAL UMA PRÓTESE, COMO COMPROVAR?
ENTENDEU? MEU RACIOCÍNIO É JURÍDICO, ATÉ MESMO POR MINHA FORMAÇÃO.
SEMPRE ME COLOCO NO LUGAR DA PESSOA PREJUDICADA E ME PERGUNTO: COMO COMPROVAR OS FATOS?

VOCÊ DISSE:
"SE VC NÃO GOSTA E QUER ATENDER PACIENTE FAÇA ODONTO OU MEDICINA,MAS NÃO PREJUDIQUE NINGUÉM (EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA)..."
ACHO QUE VOCÊ NÃO ENTENDEU.
VOU TENTAR EXPLICAR OUTRA VEZ:
NÃO É QUE EU NÃO GOSTE DA PROFISSÃO DE TPD, AO CONTRÁRIO, ADORO E QUANDO ME FORMAR PENSO EM EXERCÊ-LA.

MAS, PARA EXERCÊ-LA, , QUERO FAZÊ-LO ASSUMINDO A RESPONSABILIDADE PELOS ATOS QUE EU PRATICAR, COMO TODO O CIDADÃO BRASILEIRO. AFINAL, PARA QUE UM "DIPLOMA", SE EU NÃO TENHO "CAPACIDADE" PARA RESPONDER POR ELE, COM QUASE 3 ANOS DE FORMAÇÃO?

QUANTO À "ATENDER PACIENTE", REPITO:
NÃO SE TRATA DISSO. ACREDITO QUE - EM DETERMINADOS SERVIÇOS TÉCNICOS DE TPD É ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO ESTAR PRESENTE NO MOMENTO DO ATENDIMENTO DO PACIENTE PELO DENTISTA.
NÃO ME REFIRO AO "ATENDIMENTO DE PACIENTE COMO SE FOSSE DENTISTA",NÃO!ISTO É CRIME E DEVE SER PENALIZADO, COMO "EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA".ALIÁS, COMO ADVOGADA,JÁ FALEI SOBRE ISTO ANTES...
PENSE COMIGO: UM PACIENTE QUER UMA PRÓTESE "CARACTERIZADA" (que é o exemplo que me ocorre e + fácil de demonstrar). OS EFEITOS DA LUZ, DO HORÁRIO, TENDEM A ALTERAR AS CORES E NUANCES DA PRÓTESE QUE O PACIENTE VAI USAR. SE O TPD ESTIVER PRESENTE, NESTE MOMENTO, AO LADO DO DENTISTA, PODERÁ AVALIAR SEU TRABALHO, COM PRECISÃO.
E, CADA UM NA SUA ESFERA DE COMPETÊNCIA, EXECUTARÃO UM TRABALHO DE MAIOR QUALIDADE , SEM INTERFERIR UM, NA ÁREA DO OUTRO...

NÃO QUERO FAZER ODONTO,NÃO. JÁ FIZ DIREITO, ADVOGO HÁ MUITOS ANOS E, A ÁREA MÉDICA NÃO ESTÁ NOS MEUS PLANOS.
SE VOCÊ TIVER LIDO OS MEUS ARGUMENTOS DESDE O INÍCIO DA DISCUSSÃO, VERÁ QUE NA ÁREA DE PRÓTESE, QUE É UM SIMPLES CURSO TÉCNICO, PODEREI PRATICAR UMA ARTE QUE CONSIDERO ESPETACULAR, POR UNIR A ESTÉTICA COM A FUNCIONALIDADE. EU TAMBÉM SOU PINTORA E ESCULTORA.
JÁ RECEBÍ PRÊMIOS EM ESCULTURA QUANDO ERA JOVEM. MAS, A VIDA PRÁTICA ME CONDUZIU À AREA DO DIREITO. AGORA, MAIS MADURA E COM MAIS TEMPO, POSSO JUNTAR A ARTE, À UTILIDADE. POR ISSO E POR NÃO COMPREENDER PORQUE SÃO TÃO CAROS OS TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS, É QUE BUSQUEI A ÁREA DE PRÓTESE, E ESTOU SATISFEITA COM A GRADE DO CURSO E COM A PRÁTICA INICIAL QUE ESTOU TENDO COMO "ESTAGIÁRIA"...
CONCORDO ABSOLUTAMENTE COM VOCÊ, QUE SAÚDE É COISA SERÍSSIMA. POR ISSO É QUE ENCAMPEI ESTA TESE, NA QUAL ACREDITO, POR CONHECER PELOS TRÊS LADOS. COMO PACIENTE, COMO ADVOGADA E COMO PROTÉTICA.
ACREDITO TAMBÉM QUE UMA NOVA LEGISLAÇÃO, MAIS MODERNA E SEGURA, SÓ TRARÁ BENEFÍCIOS AOS DENTISTAS (por terem Protéticos de melhor qualidade), aos PACIENTES (que serão atendidos mais minuciosamente, conhecendo a diferença entre as áreas) e aos PROTÉTICOS ( que terão suas atividades delimitadas e sua resonsabilidade definida).
Abraços
PS. VOU COPIAR SUA PERGUNTA E POSTAR LÁ NO TÓPICO CERTO, TÁ?

Anônimo disse...

parabens dra Elza, seu trabalho e muito importante, espero que nunca desista,pois vale a pena lutar pelo que é certo e justo

ELZA A. disse...

CARO LUIZ VASQUS,
ESPERO NÃO ESTAR SOZINHA EM TUDO ISSO.
MUITOS PROTÉTICOS TEM ME PROCURADO E , QUANTO MAIS MELHOR.
VOCÊ SABE QUE NESTE PAÍS SÓ SE MUDAM AS COISAS QUANDO HÁ "QUANTIDADE". INFELIZMENTE, "MOTIVO"NÃO É O SUFICIENTE, PARA QUE OS POLÍTICOS SE PREOCUPEM COM O POVO... ABRAÇOS DA
ELZA A.

Anônimo disse...

Elza
Sei que é válida a sua luta mas não concordo. Não acho certo que o paciente saiba o valor, pois do jeito que a odontologia esta (desvalorizada) é capaz do paciente discutir preços e por final nosso ganha-pão reduzir a quase nada.
Tem o direito de lutar apesar que acho que esta fazendo de maneira errada. Tinha que lutar também pelo dentista para valorizar a profissão e não ser contra. Infelizmente abrindo uma brecha na lei você esta dando oportunidade aos espertalhões (práticos, exercido principalmente pelos TPD´s).
abraços

ELZA A. disse...

CARA DRA. MARIANA SEGURA,
FICO FELIZ DE SABER QUE VOCÊ CRÊ SER VÁLIDA A LUTA!
VAMOS ABORDAR OS PONTOS QUE VOCÊ COLOCOU:
1."Não acho certo que o paciente saiba o valor, pois do jeito que a odontologia esta (desvalorizada) é capaz do paciente discutir preços e por final nosso ganha-pão reduzir a quase nada."

MARIANA, EM PRIMEIRO LUGAR, NÃO SOU EU QUE FALO SOBRE "OS PREÇOS". É O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, QUE JÁ É UMA LEI CONSAGRADA NO BRASIL.
ISTO JÁ É OBRIGATÓRIO, E NÃO ESTÁ SENDO RESPEITADO.
TODO O PACIENTE (CONSUMIDOR DE UM SERVIÇO) TEM DIREITO A CONHECER A R E A L C O M P O S I Ç Ã O DOS PREÇOS QUE ESTÁ PAGANDO. ACREDITO QUE VOCÊ, COMO CONSUMIDORA, NÃO GOSTARIA DE SER "ENGANADA"...
QUANTO À "DESVALORIZAÇÃO" DA PROFISSÃO DE DENTISTA, VOU TE DIZER O SEGUINTE: MINHA PROFISSÃO TAMBÉM É "SELVAGEM" E TEM UMA CONCORRÊNCIA BRUTAL.
SOU ADVOGADA.
É ÓBVIO QUE O PROBLEMA QUE VOCÊ ENFRENTA COM A SUA, JÁ ENFRENTEI -TAMBÉM- COM A MINHA.
MAS, O TEMPO VAI TE MOSTRAR QUE COM MUITO ESTUDO E PERSISTÊNCIA, PRINCIPALMENTE AGINDO COM HONESTIDADE E RESPONSABILIDADE (QUE SÃO FATORES HOJE MUITO RAROS), QUALQUER PROFISSINAL SAI VITORIOSO NA ÁREA QUE EXERCER E IRÁ SE SENTIR FELIZ E RECOMPENSADO POR SEU TRABALHO.
COM RELAÇÃO `"PACIENTE NEGOCIAR PREÇOS", ISTO É NORMAL, QUANDO O PACIENTE SOUBER QUE EXISTE TODA UMA FORMAÇÃO CARA, UM CONHECIMENTO CIENTÍFICO QUE FOI ADQUIRIDO PELOS DENTISTAS E QUE SERÁ APLICADO EM SEU CASO. COMO JÁ DISSE ANTES, O CUSTO DA "PRÓTESE" É O CUSTO DA PRODUÇÃO DE UM BEM. O "CUSTO DO SERVIÇO" MÉDICO ODONTOLÓGICO É OUTRO, TAMBÉM EXTREMAMENTE IMPORTANTE.
O QUE SERIA DA "PRÓTESE" SE NÃO FOSSE ESTUDADA,PROJETADA, ANALISADA E COLOCADA ADEQUADAMENTE PELO DENTISTA?

2."Tem o direito de lutar apesar que acho que esta fazendo de maneira errada."
TE DIGO DE ALMA ABERTA. ESTOU LUTANDO PELO QUE É CERTO E JUSTO E DA MANEIRA CERTA. NÃO EXISTE OUTRA FORMA DIFERENTE DO CUMPRIMENTO DAS LEIS JUSTAS. TENHO RECEBIDO A COLABORAÇÃO ATÉ MESMO DE ALGUNS DENTISTAS QUE CONCORDAM E ABRAÇAM ESTE PONTO DE VISTA.
NÃO ESTOU "CRIANDO NADA DE NOVO". APENAS ESTOU TENTANDO COLOCAR A LEGISLAÇÃO DE TPD, EM ACORDO COM AS DEMAIS LEIS DO PAÍS.
ESTA LEI ATUAL É ABSURDA E INCONSTITUCIONAL E ESTÁ LEVANDO A CLASSE A UMA SITUAÇÃO IRRESPONSÁVEL E HUMILHANTE.
OUTRO EFEITO QUE SURGIRÁ DISSO TUDO, É A MELHORIA DA QUALIFICAÇÃO DOS PROTÉTICOS, RESTANDO -NO MERCADO- AQUELES QUE SÃO MUITO BEM CAPACITADOS, TECNICAMENTE FALANDO.

3."Tinha que lutar também pelo dentista para valorizar a profissão e não ser contra."

COMO DISSE NO TÓPICO ANTERIOR, MUITOS DENTISTAS TÊM ME APOIADO E SABEM QUE ESTA LUTA TRARÁ MUITO MAIS VANTAGENS PARA A PROFISSÃO DE DENTISTA. ATÉ MESMO PORQUE PORÁ ÀS CLARAS O NÍVEL E A COMPPETÊNCIA DE CADA PROTÉTICO, EVITANDO QUE AQUELES QUE SE UTILIZAM DE PÉSSIMO MATERIAL E SEM NENHUMA TÉCNICA,SEM RESPONSABILIDADE, PONHAM EM "XEQUE MATE" TODO O BOM TRABALHO DE BONS DENTISTAS...

4."Infelizmente abrindo uma brecha na lei você esta dando oportunidade aos espertalhões (práticos, exercido principalmente pelos TPD´s)."
PRIMEIRO, NÃO ESTOU "ABRINDO BRECHA NA LEI".
TENHO BATIDO NA TECLA DE QUE :
ENQUANTO A PROFISSÃO DE TPD FICAR "ESCONDIDA", "SIGILOSA", "ANÔNIMA" AS DESVANTAGENS SERÃO SEMPRE ENORMES, PARA O TPD SÉRIO, PARA O DENTISTA E P R I N C I P A L M E N T E PARA O PACIENTE!
INCLUSIVE ESTA QUE VOCÊ APONTA. MAS... NÃO SE PODE ACUSAR OU ATRIBUIR CULPA, INDISCRIMINADAMENTE... ALIÁS, ISTO É CRIME E O PRINCÍPIO É DE QUE "TODOS SÃO INOCENTES ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO" E NÃO DE QUE "TODOS SÃO CULPADOS ATÉ PROVA DA INOCÊNCIA"...
SE HÁ PESSOAS (TPDs) QUE AGEM ASSIM, É NECESSÁRIO QUE ISTO FIQUE ÀS CLARA, PRINCIPALMENTE PARA OS PACIENTES NÃO SEREM ENGANADOS, E ISSO SÓ VAI ACONTECER QUANDO A LEI FOR MUDADA, AGRAVANDO O CRIME DE "EXERCÍCIO ILEGAL DE MEDICINA"! OU NÃO É ASSIM?
EU MESMA, COMO PACIENTE, NÃO ME SUBMETERIA A UM "PSEUDO DENTISTA"... POR OUTRO LADO, OS CONSELHOS TÊM QUE AGIR PARA COIBIR A PRÁTICA DESTE CRIME.
MAS SEM OBRIGAR O PROTÉTICO "VIVER UMA VIDA "OCULTA","SIGILOSA", SEM QUE OS PACIENTES SAIBAM QUEM CONFECCIONOU, E COMO FOI FABRICADA A PRÓTESE, QUE VAI SER COLOCADA NO SEU PRÓPRIO CORPO!

INFELIZMENTE HOJE, É ASSIM QUE ESTÃO AS COISAS,MAS CREIO QUE, A GRANDE MAIORIA DOS DENTISTAS (COMO MUITOS JÁ CONCORDAM) IRÁ PERCEBER COMO ISTO IRÁ AJUDAR A "FILTRAR" OS PROFISSIONAIS DE TPD, EM BENEFÍCIO DE TODOS.
UM GRANDE ABRAÇO DA
ELZA A.

Anônimo disse...

Querida Elza : Tenho 54 anos e estou cursando o penultimo semestre de TPD e procurando estagio na Internet acabei no Orkut e te achando, Estou pasma não sabia dessa infame legislação, por isso e que estou tendo tanta dificuldade pra achar estagio, mesmo sem exigir pagamento. Estou com voce, embora ainda não seja uma TPD , mas ate o fim do ano serei Concordo com sua colocação e essa legislação tem que mudar . No primeiro mundo tambem é assim?
Obrigada
Foi um prazer te encontrar
Pilar

ELZA A. disse...

CARA PILAR,
EU TAMBÉM - COMO ADVOGADA- FIQUEI PASMA, QUANDO COMECEI A PESQUISAR, ATÉ MESMO PARA CONHECER ESTA NOVA PROFISSÃO, QUE ESTOU ME PREPARANDO PARA EXERCER.
SUGIRO QUE VOCÊ E SEUS COLEGAS CONHEÇAM A LEGISLAÇÃO DE MANEIRA PROFUNDA, PARA SABER QUE TIPO DE NORMAS JURÍDICAS VÃO REGULAR A PROFISSÃO QUE VOCÊS ESTÃO INVESTINDO PARA EXERCER!
MINHA PROPOSTA É ALTERAR ESTA INFELIZ E INCONSTITUCIONAL LEI E JÁ TENHO UM PROJETO PRONTO PARA APRESENTAÇÃO.
ESTE PROJETO GUARDA HARMONIA PERFEITA COM O SISTEMA LEGAL DO PAÍS, VALORIZANDO E DEFININDO -JURIDICAMENTE- QUAIS AS COMPETÊNCIAS E LIMITAÇÕES DO TPD.
OS COLEGAS QUE QUISEREM, PODEM ME SOLICITAR A CÓPIA POR E-MAIL, POIS TEREI IMENSO PRAZER EM ENVIAR.
NECESSÁRIO É QUE NOS U N A M O S , PARA QUE CONSIGAMOS DIGNIFICAR A PROFISSÃO EXERCENDO UM TRABALHO QUE NÃO SEJA "ANÔNIMO" E NEM "OCULTO"; PARA QUE OS PACIENTES POSSAM CONHECER EFETIVAMENTE O CUSTO, QUEM FABRICA, COMO É FABRICADA O TIPO DE PRÓTESE QUE TERÃO INCORPORADO AOS SEUS CORPOS.
A NOVA LEGISLAÇÃO AJUDARÁ -INCLUSIVE- OS BONS E SÉRIOS DENTISTAS, POIS COLOCARÁ ÀS CLARAS OS BONS E MAUS PROFISSIONAIS DE TPD! JÁ HÁ VÁRIOS DENTISTAS QUE ESTÃO CONCORDANDO COM A NOSSA PROPOSTA.
UM ABRAÇO DA ELZA A.

ELZA A. disse...

AMIGOS PROTÉTICOS,
ADICIONEI TODOS QUE ME PEDIRAM CÓPIAS DO PROJETO DE LEI PARA ADEQUAR A PROFISSÃO DE TPD ÀS DEMAIS LEIS NACIONAIS.
FIZ ISSO PARA QUE POSSAMOS DISCUTIR MELHOR O ASSUNTO E TROCAR IDÉIAS SOBRE A PROPOSTA QUE PODE MELHORAR MUITÍSSIMO A CARREIRA DE TODOS OS TPDs.
COMO ESTAREI VIAJANDO PARA FORA DO PAÍS NO PERÍODO DE 11/07 A 01/08, PEÇO AOS AMIGOS QUE -SE PUDEREM- ANTES DESTA DATA, ENTREM NO BLOG "POR AMOR AO BRASIL", NA PÁGINA DA INTERNET

www.elzamiranda.blogspot.com

E LEIAM O ARTIGO "PROTÉTICOS-UMA NOVA LEGISLAÇÃO", e PRINCIPALMENTE LEIAM OS COMENTÁRIOS E COMENTEM AO FINAL DO TÓPICO.
É FÁCIL. É SO "CLICAR" NO ITEM "COMENTÁRIOS" QUE EXISTE DEPOIS DO ARTIGO.

É IMPORTANTE QUE POSSAMOS DISCUTIR AO MÁXIMO ESTE ASSUNTO, ANTES DO CONGRESSO DE PROTÉTICOS QUE OCORRERÁ EM OUTUBRO EM SÃO PAULO.
É CLARO QUE O LOCAL E A HORA CERTA PARA DARMOS INÍCIO A ESTA LUTA É LÁ. CREIO QUE, MESMO NÃO FAZENDO PARTE DA PAUTA DO CONGRESSO, É A MELHOR OPORTUNIDADE PARA NOS CONHECERMOS PESSOALMENTE E TENTARMOS FAZER ESTE PROJETO VIRAR REALIDADE.
QUEM CONCORDAR OU QUISER MAIORES INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO COMIGO.
AGUARDO O RETORNO DE VOCÊS!
UM GRANDE ABRAÇO DA
ELZA A.

Anônimo disse...

Cara Elza,
Falo de Salvador Bahia e como você, estou terminando o curso de TPD.
Estou completamente apaixonada pela profissão. Estarei no congresso em outubro e vc pode contar comigo para o que for necessário.
Abraços e Boa Viagem

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá Elza, eh sempre bom saber que existe pessoas como vc, preocupadas em sempre melhorar as condições de tds e principalmente a nossa de TPD, eu apoio e me proponho a divulgar ainda mais seus textos...

Parabéns...

Marcelo Oleiro: marcelo.oleiro@gmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ELZA A. disse...

CARO MARCELO,
TE AGRADEÇO MUITO A GENTILEZA DE ENTRAR NO BLOG, LER E COMENTAR.
NÃO É FÁCIL TENTAR ALTERAR UMA SITUAÇÃO COMO A DA PROFISSÃO DE TPD.
DEPENDE DE LEI, E COMO TUDO NESTE PAÍS, DA BOA VONTADE DOS POLÍTICOS.
É IMPORTANTÍSSIMO DIVULGAR A IDÉIA PARA TODOS E MOBILIZAR OS COLEGAS, POIS SÓ ASSIM A SITUAÇÃO PODE SER MUDADA E MELHORADA PARA OS TPDS, BONS DENTISTAS E PACIENTES.
NÃO ACREDITO QUE "OCULTAR" PROPOSITADAMENTE UMA PROFISSÃO, SEJA O REMÉDIO PARA O QUE SEMPRE FOI DEFICIENTE...
AGRADEÇO, AMIGO E CONTO COM VOCÊ, PARA CONSEGUIRMOS ATINGIR NOSSO NOBRE OBJETIVO.
ABRAÇOS
DA ELZA A.

Unknown disse...

Sou docente de protese dentária de uma escola estadual e gostaria de saber mais detalhes sobre o seu trabalho em relação a profissão de TPD se possível me envie uma cópia POR FAVOR

Unknown disse...

Sou docente de protese dentária de uma escola estadual e gostaria de saber mais detalhes sobre o seu trabalho em relação a profissão de TPD se possível me envie uma cópia POR FAVOR

Anônimo disse...

Olha estou terminando o site da ABPD associação Brasileira de Prótese Dentária o www.abpd.odo.br e gostei muito da preocupação de todos e descuir sobre nossa profissão e as leis que obedecemos e possamos fazer isso com o presidente da associação ele Também éo responsável pela câmara de protese no CFO concelho Federal de Odontologia pode nos ajudar inclusive vai ter uma reunião no congresso em Recife-PE. a programação está no site acima.

Anônimo disse...

Elza; parabens por ter a coragem de soltar o verbo, sou TPD a 15 anos, trabalho com grandes profissionais e mesmo assim prefiro me postar anônimo. Concordo que alguma coisa deve mudar, acredito que se ganha muito dinheiro em cima do trabalho de TPD. Trabalho ja muito próximo de meus clientes, eu já trabalho desta maneira que vc sugere, o trabalho é em conjunto,o resultado é realmente superior, porem por este trabalho, o de estar presente quando necessário, eu não cobro, isto fica apenas como um diferencial do meu trabalho. Elza ao invés de gastar minha energia nas injustiças e naquilo q evidentemente está errado, eu prefiro seguir na corrente silenciosa q ja existe de que todo TPD se possível deve fazer a faculdade de odontologia. Eu sei q é muito difícil pois existe uma outra barreira q separa dentistas de protéticos; dentistas geralmente vem da classe média alta, que durante os últimos 20 anos vislumbrou na odontologia uma chance única pra ter um filho "doutor", o q em partes explica o fato de a odontologia estar nesta situação de quase total saturação e de baixíssima qualidade. Ocorre q os filhos da burguesia ao se depararem com o mercado e com as dificuldades, até então nunca imaginadas dentro de sua vidas cheias de regalias e mordomias, simplesmente desistem ou saem falando q "a época de ouro da odontologia já passou" e continuam a exercer a profissão de maneira medíocre ou simplesmente arrumam bons casamentos ou ainda continuam fazendo mil cursos bancados pelo pai(ja ouvi reclamações de muitos "papais"). Elza eu sei q estou saindo um pouco do assunto em questão porem entenda isto tb como um desabafo do qual desde já agradeço. Acredito q se "a época de ouro da odontologia um dia existiu ela foi em partes contruída por protéticos, ou seja desde aquela época, já se ganhava e muito em cima do nosso trabalho, e que concluo infelizmente q esta situação devido ao fato de se haver dinheiro e interesses de classe envolvidos dificilmnete um dia mudará. Apesar de todas as dificuldades tenho ido a faculdade e posso ver a presença de muitos protéticos q como eu tb enfrentm dificuldades e injustiças mas estão lá, e te digo com toda a certeza; quem tem mão pra aplicar porcelana como eu tem mão pra mexer na boca de qualquer pessoa, e se tiver um pouco de paciência e sensibilidade para lidar com pessoas, pode sim ser um bom dentista q terá um diferencial importantíssimo dentro deste mercado quase saturado; o jogo de cintura técnico que a esmagadora maioria não tem e nunca terá, pois isto é uma coisa q se desenvolve com a NECESSIDADE, PERSEVERANÇA e um pouquinho de talento q vc ja nasce com ele.Elza admiro seu trabalho e nossa causa, mas eu prefiro me dedicar a elevar o nível técnico da odontologia, o resultado final. Mas tb acredito q pessoas como vc é q mudam as coisas, sinto não possuir o dom q vc tem; o de reividicar, falar, apontar e de clamar por justiça, de clamar pelo que é certo, pois parece ser tão claro não é??? Como advogada vc podia se especializar nesta área pois são cometidas verdadeiras atrocidades por aí, e ja percebo alguns advogados fazendo odonto tb. Siga em frente não desista vou ficar ligado, espero q vc tenha entendido meu pto de vista. Tenho um pensamento q nunca expressei a ninguem por medo, mas pra vc eu vou falar:o TPD vai acabar abraçando por necessidade a responsabilidade de elevar o nível técnico da Odontologia!!!!!!!!!!!! Abraços

ELZA A. disse...

CARO EVERALDO,
PRECISO DE SEU E-MAIL, PARA PODER TE ENVIAR UMA CÓPIA.
ABRAÇO
ELZA

ELZA A. disse...

CARO AMIGO "ANÔNIMO".
OBRIGADA POR SUA MANIFESTAÇÃO TÃO GENTIL. NO ENTANTO QUERO TE DIZER O SEGUINTE:
Trabalhei muitos anos como advogada e, sem falsa modéstia, nunca perdí um caso.
Sabe por que?
Porque nunca aceitei patrocinar causas em que eu não acreditasse. Minhas crença espirituais não me permitem agir de maneira diferente.
Quando desistimos de lutar, acho que perdemos muito do nosso conteúdo humano. É justamente isso que os "poderosos" querem. Que aquels que têm razão, simplesmente "desistam"!
JÁ OUVIU FALAR QUE - O QUE MAIS DA MEDO, NÃO É A MALDADE DOS MAUS, MAS SIM A OMISSÃO DOS BONS?
POIS É...
Sempre aqueles que "falam mais alto", que estão "protegidos" pelo Poder se sentem mais à vontade pra pressionar e calar os que procuram pelo que é certo, bom e justo.
Assim foi em Roma, assim é hoje com o domínio de certos países na esfera mundial...
Assim também acontece em nosso país! Mas, por que?
Porque nós nos omitimos e deixamos de lutar pelo que é certo.
Mas, se deixamos as coisas assim, que futuro negro tremos e o que vamos ensinar aos nossos descendentes?
Não temos muita opção... Ou ensinamos eles a serem "tão safados" como os outros, para se protegerem, ou então temos que dar o exemplo, para fortalecer as atitudes corretas e fazer com que eles tenham orgulho da gente!
Entendo a sua angústia, não é nada fácil lutar com quem "supostamente" tem mais poder do que a gente... Mas, será que eles relmente têm?
Para saber , temos que tentar lutar.
Te pergunto uma coisa:
Quando você diz:"Elza ao invés de gastar minha energia nas injustiças e naquilo q evidentemente está errado, eu prefiro seguir na corrente silenciosa q ja existe de que todo TPD se possível deve fazer a faculdade de odontologia." , você quer dizer que o fato de ser PROTÉTICO TE SATISFAZ MENOS DO QUE SER DENTISTA?
Se isso for verdadeiro, creio que todos devem buscar a realização pessoal e profissional mas, se for apenas pelos motivos que você apontou, te digo uma coisa:
Eu ainda sou advogada(a tal coisa de "Doutora") mas, fiquei fascinada com a arte e a técnica da TPD!
EU JAMAIS SERIA DENTISTA! Não tenho sangue frio pra ver e mexer com sangue e outras coisas...
Sabe o que é a TPD ,para mim?
É a mais nobre das artes!
É a arte máxima!
É com ela que você pode devolver a auto-estima a uma pessoa!
Imagine a alegria de quem se sentia deprimido, feio, relaxado e sem valor, colocando uma belíssima prótese!
Esta é uma arte abençoada.

Mais do que pintura, música ou qualquer outra!

O grande problema é que as pessoas não sabem que Michelangelo e outros artistas, não tinham "curso superior"...
A mentalidade brasileira é que exige o "diploma de doutor", pois vem da burguesia portuguesa este costume afetado....
Te digo mais, fico muito honrada de merecer a sua confiança e desde já, te considero um amigo. Mas, quando você diz:

"Tenho um pensamento q nunca expressei a ninguem por medo, mas pra vc eu vou falar:o TPD vai acabar abraçando por necessidade a responsabilidade de elevar o nível técnico da Odontologia!!!!!!!!!!!!"
Eu te respondo:
Nossa nova lei que já está no Senado e que foi aprovada na íntegra por seu Relator, que por sinal é um Senador Dentistavai elevar efetivamente o nível da Odontologia e dos nossos colegas Protéticos pois, só assim,esta área tão importante poderá ser respeitada!
Sabe porque os Advogados são "tão poderosos"?
Porque quando surge um assunto que interesse à toda a classe eles se unem e esquecem suas difrenças pessoais. Assim conseguem atingir sua finalidade.
Assim é que nós, poderemos agir , pois já está tão perto o reconhecimento de nossa causa!
Se quiser saber mais, entre em:

http://www.proximais.net/viewtopic.php?t=1211

e
http://www.proximais.net/viewtopic.php?t=1210

Receba um abraço da Elza

Anônimo disse...

Olá Elza!

Estou tendo muito prazer em conhecer seu Blog e especial você, uma mulher com "garra", inteligente.
Minha história com os dentistas é muito TRISTE e muito CARA. Gostaria sim, de poder ver o meu trabalho de prótese ser executado por um protético de minha escolha. Fiz uma ponte fixa de R$4.500,00 QUE FICOU HORRÍVEL! Fui agredida com tom de voz alto pelo dentista só pq questionei o trabalho. Ele deu soco na mesa do consultório, pois estava no "consultório dele" e eu só diante de uma situação constragedora pois ele me ameaçou deixar-me ir sem os dentes que me faltavam. Infelizmente, ouvindo o meu esposo, voltei como uma ovelha na intenção de "ser melhor um mal acordo, do que uma boa briga". Ele fez (NÃO, MANDOU FAZER outra prótese... agora entendendo melhor lendo o seu blog) e os dentes eram enormes e de um dia para o outro cortaram minha língua toda. Além disso ele não acertava a cor, era de uma cerâmica amarela, feito que tinha vidro com papel, sei lá (?).
É uma história longa. Resumindo, precisei fazer outra ponte com outro dentista e pagar tudo novamente. Foi um pouco mais em conta, mas um dinheirão tb. Além disso, fui diversas vezes aos consultórios. Muito desgastante.
Essa classe de dentistas para mim é uma decepção. Eles só pensam em dinheiro e muito dinheiro.
Prossiga com a luta. É uma tremenda injustiça cobrar por um trabalho que eles não fazem, as próteses. E EU? PEDIA... DR. DEIXA O PROTÉTICO VER OS MEUS DENTES!
Agora entendo tudo!
O Brasil precisa mudar. Precisa de gente honesta e de coragem.
Obrigada pelo Blog existir.

ELZA A. disse...

CARA AMIGA "ANÔNIMA",

REALMENTE, QUANDO AS LEIS SÃO MAL FEITA OU QUANDO AS BOAS LEIS NÃO SÃO CUMPRIDAS, FICAMOS NAS MÃOS DE PESSOAS QUE, NEM SEMPRE, SÃO CORRETAS E QUE CHEGAM A SER VERDADEIROS CRIMINOSOS...

NEM TODOS OS DENTISTAS SÃO ASSIM. CONHEÇO VÁRIOS -INCLUSIVE TENHO EM MINHA FAMÍLIA- DENTISTAS CONSCIENTES E BONS PROFISSIONAIS.

INFELIZMENTE VOCÊ "CAIU NAS MÃOS" DE UM PROFISSIONAL SEM CONSCIÊNCIA E ÉTICA NENHUMA.

O SEU CASO, ESPECÍFICAMENTE, É CASO DE PROCON E PEQUENAS CAUSAS...

ESTE MAU PROFISSIONAL DEVERIA SER LEVADO À JUSTIÇA, PARA INDENIZÁ-LA PELO SERVIÇO MAL FEITO E PELA HUMILHAÇÃO QUE A AMEAÇOU DE FAZER PASSAR.
MAS, PARA FAZER ISSO É NECESSÁRIO TER O "RECIBO" DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DESTE MAU DENTISTA, COISA QUE RARAMENTE ELES DÃO.

NO "JUIZADO ESPECIAL DE PEQUENAS CAUSAS" VOCÊ NEM PRECISA DE ADVOGADO. SE EU FOSSE VOCÊ, TOMARIA ESTE RUMO, PRINCIPALMENTE PELA GROSSERIA E HUMILHAÇÃO QUE ESTE SEM VERGONHA A FEZ PASSAR.
DESCULPE A SUGESTÃO, MAS É "MANIA DE ADVOGADA". NÃO CONSIGO SABER DE UMA INJUSTIÇA SEM PROCURAR REPARÁ-LA.
ALÉM DISSO, VOCÊ PODERÁ DAR UMA "BOA LIÇÃO" NESTE PROFISSIONAL QUE DENIGRE SEUS COLEGAS COM ATITUDES IRRESPONSÁVEIS E ILEGAIS.
EXISTEM ALGUNS PROFISSIONAIS OU CIRURGIÕES DENTISTAS QUE FAZEM SUAS PRÓPRIAS PRÓTESES, MAS ESTES, FAZEM CURSO DE ESPECILIAZAÇÃO NESTA ÁREA, PORQUE NÃO BASTA TER APRENDIDO NA FACULDADE ESTA MATÉRIA.

É NCESSÁRIO PRATICÁ-LA E ATUALIZAR-SE.PARA ISSO EXISTEM OS PROTÉTICOS QUE SE DEDICAM EXCLUSIVAMENTE À ELABORAÇÃO DAS PRÓTESES.

E, EU DUVIDO QUE UM DENTISTA "TROCASSE SEU TEMPO" DE ATENDIMENTO A UM MAIOR NÚMERO DE CLIENTES, PARA FAZER SUAS PRÓTESES, QUANDO EXISTEM PROFISSIONAIS PARA ISSO...

DE QUALQUER FORMA, MINHA CARA "ANÔNIMA", AGRADEÇO SUA GENTILEZA E, QUANDO DIGO QUE LUTO PELA CLASSE DOS PROTÉTICOS, QUERO DIZER COM ISSO QUE:
1. LUTO PELO RECONHECIMENTO DO TRABALHO SÉRIO DESTES PROFISSIONAIS;
2.LUTO PARA QUE OS DENTISTAS SEJAM MELHORES SERVIDOS, POR PROFISSIONAIS COMPETENTES NA ÁREA DE PRÓTESE.
3. LUTO, PRINCIPALMENTE, PELOS "CLIENTES", QUE ENTREGAM A SUAS SAÚDE BUCAL NAS MÃOS DE PROFISSIONAIS QUE, NEM SEMPRE, MERECEM ESTA CONFIANÇA.
QUERO DIZER QUE NOSSA PROPOSTA DE LEI JÁ ESTÁ NO SENADO, FOI APROVADA PELO SENADOR RELATOR E, AGORA, DEVEMOS TODOS OS INTERESSADOS- NÃO APENAS OS PROTÉTICOS- LUTARMOS PARA QUE CONSIGAMOS ALTERAR A LEI ANTIGA E CRIAR A POSSIBILIDADE DE HAVER MELHORIAS NESTA ÁREA.
UM GRANDE ABRAÇO E CONTINUO A SEU DISPOR.
ELZA

Anônimo disse...

Cara Elza

Obrigada pela resposta. Além disso, você tocou num ponto muito importante. O RECIBO que eles não gostam de dar. Esses dentistas mesmo, não deram recibo.É verdade que eles por lei não precisam passar nota fiscal? Sinto-me com muito medo, nas mãos desses homens que não honram uma profissão tão bonita e importante. Meu irmão que mora na Barra da Tijuca pagou por um trabalho similar ao meu feito na zona norte-RJ, a quantia de 9.500,00 reais. Existe uma tabela de preços? Cada um cobra o que quer? São tantas perguntas que gostaria de respostas se possível. O certo é que eles deveriam deixar um pouco de lado tanta ganância e olhar um pouco para o paciente que precisa nesta hora até mesmo de ter no dentista um amigo e reconhecer que o PROTÉTICO deve estar sempre junto ao dentista quando da necessidade de uma prótese. Conhecer o paciente, ver seu rosto, modelo do mesmo, sorriso, etc.. Desta forma evitaria tanto desgaste emocional e psicológico da pessoa.

Mais uma vez obrigada pelo blog existir e sucesso em tudo que você colocar suas mãos.

Carla

ELZA A. disse...

Cara Carla,
Que bom que você já leu minhas ponderações.
Fico feliz com isso, pois vejo que NÃO SOMENTE OS PROTÉTICOS ou DENTISTAS estão tomando conhecimento desta luta, bastante difícil, pois envolve interesses financeiros e situações já "sedimentadas"...
Você deve ter lido que eu sou Advogada e que me interessei pela Técnica de Prótese Dentária -TPD, por razões semelhantes à sua.

Me dei ao trabalho de, durante quase três anos, fazer o curso de TPD, pra saber o "porquê" de tudo isso, deste "Mistério Profundo"...
Convenha que, nós, com pacientes, ficamos "perdidos" e mal informados sobre assunto tão sério que envolve a nossa própria saúde e, até mesmo a nossa vida,pois uma prótese mal colocada, que provoque ferimento constante, pode se transformar em um câncer bucal.
Carla, gostaria que você me enviasse um e-mail, para que eu pudesse responder com mais detalhes as suas colocações que são bastante pertinentes e que demandam explcações longas que não seriam fáceis de transmitir pelo "blog". Me parece que você é carioca. Neste caso somos conterrâneas.
Saí do Rio nos início dos 70 e fui morar em Curitiba, onde viví por muitos anos e, por fim , vim residir em Florianópolis, que me lembra minha terra, nos anos 70 e 80...
Quanto aos "recibos" que não são dados por estes profissionais,há duas razões para que ajam assim:

A primeira é o Imposto de Renda. Já pensou se todos os clientes "declarassem" os nababescos pagamentos feitos aos serviços de Dentistas?

A segunda é que, se o paciente tentar entrar com uma ação judicial, o recibo "faz o papel" da Nota Fiscal, para comprovar a relação de consumo...

Sem comprovação, não há como processar um mal profissinal...

Como você bem disse, o teu trabalho custou mas de 4000, e o do seu irmão que mora na Barra, perto dos 9000.

É realmente absurdo o parâmetro para "Cobrança do Cliente", mas está na "legislação " deles.
Entre "outros" fatores, que são "relevantes" para estabelecer um "Preço", está a "Condição financeira e social" do paciente...
Entendeu? É realmente uma vergonha...Mas, é o que a lei diz, pelo menos , por enquanto...
Carla, como te disse, pode me enviar um e-mail para : zazamir@uol.com.br, que tenho muito mais informações interessantes e seria um imenso prazer passá-las a você e aos demais "pacientes" ou "clientes"interessados. Um gande abraço da
Elza A.

Anônimo disse...

Prezada Elza

Passei um e mail para você...
Você não imagina como gostei de conhecer o seu blog (VOCÊ)! Quantas vezes perguntei (não sou pessoa de ficar sem respostas diante de situações tão sérias) o que tem por trás desta relação silenciosa entre protético e dentista?
Absurdo!
Tudo de bom pra você!

Carla

Anônimo disse...

Estimada Elza

Recebi seu e-mail. Obrigada! Visitarei os sites recomendados.
Logo comentarei aqui no seu Blog sobre este assunto.

Forte abraço e um ótimo final de semana!

Carla

Anônimo disse...

Cara Elza

Estou de braço direito engessado.


LOGO Q PUDER ...


Carla

Anônimo disse...

Com um certo atraso li seu blog com enorme atenção!
E como protético sempre me questionei a respeito desta lei que nos 'ampara'... hoje vejo que não estou sozinho...e apartir de hoje vou acompanhar aqui e por onde for possível o tramite desta mudança!

gotag3@hotmail.com (meu email para contato)
abraços!

acreditaremos e com persistência chegaremos lá.

gutier disse...

Muito bem, de pleno acordo, presto serviços como técnico em eletrõnica e informática atendo diretamente ao público, simpatizo pela profissão de técnico protesista, realmente a classe precisa de legislação que ampare melhor seu trabalho!

JC.
http://villa-bonfim.blogspot.com
http://artemulticor.blogspot.com

Anônimo disse...

cara Elza so TPD a 8 anos concordo com vc em tudo principalmente sobre o atendimento conjunto do dentista com o protetico.Trabalho em um laboratorio dentro de uma clinica depois que os dentistas fazem o orçamento e fecham o serviço faço todos os atendimentos deste o molde até a entrega das proteses as vezes com as vezes sem o acompanhamento do dentista. não estou dizendo que estou certo mas faço isto porque gosto e acho que sou preparado e não ofereço nem um risco aos pacientes uma fez que os dentitas já avaliaram o caso deles.E se focem deles o atendimento as proteses não teriam o mesmo resultado, pois até os dentistas que trabalham comigo reconhecem e concordam. alem disso faço arte e quero ver o resultado dela e sastisfação que ela causa, gosto de ver a cara de surpresa e de alegria dos pacientes com aquele sorriso que eles não teria coragem de abrir se não fossem minha arte.Quando digo que as proteses não teriam o mesmo resultado se o atendimento não fose feito assim digo pela experiencia e pratica que tenho trabalhando dessa forma e muitas vezes o dentitas tem muita teoria e quase nehuma pratica, tambem porque qualquer protetico que trabalha vendo a protese na boca do paciente ouvindo e vendo as queixas do paciente e não só a vendo em um modelo de gesso vai ezecutar o serviço com mais eficiencia e amor.
E É ASSIM VIVO SOBRE UMA SOCIEDADE NEM SEMPRE JUSTAS SEI QUE NÃO ESTOU CERTO MAS SE CHEGA NO MEU LABORATORIO QUE TENHO FORA DA CLINICA QUALQUER PESSOA QUE NÃO TENHA NENHUM DENTE E NENHUM POBLEMA APARENTE VAI SAI DE LÁ SORRINDO COM OU SEM DENTISTA E SE TIVER DENTES PARCIALMENTE E JÁ TIVER PASSADO POR UM TRATAMENTO COM DENTISTA TAMBEM FAÇO MEU TRABALHO. QUERO LUTAR POR UMA LEI JUSTA, MAS ENQUANTO A JUSTIÇA NÃO E FEITA NÃO FICO DELIMITADO.
SE EU FOSSE UM ESCRAVO SERIA UM ESCRAVO FUJÃO, SE NÃO PODEMOS TREINAR A LUTA ENTÃO ENSAIAMOS A NOSSA CAPOEIRA.

Anônimo disse...

cara Elza so TPD a 8 anos concordo com vc em tudo principalmente sobre o atendimento conjunto do dentista com o protetico.Trabalho em um laboratorio dentro de uma clinica depois que os dentistas fazem o orçamento e fecham o serviço faço todos os atendimentos deste o molde até a entrega das proteses as vezes com as vezes sem o acompanhamento do dentista. não estou dizendo que estou certo mas faço isto porque gosto e acho que sou preparado e não ofereço nem um risco aos pacientes uma fez que os dentitas já avaliaram o caso deles.E se focem deles o atendimento as proteses não teriam o mesmo resultado, pois até os dentistas que trabalham comigo reconhecem e concordam. alem disso faço arte e quero ver o resultado dela e sastisfação que ela causa, gosto de ver a cara de surpresa e de alegria dos pacientes com aquele sorriso que eles não teria coragem de abrir se não fossem minha arte.Quando digo que as proteses não teriam o mesmo resultado se o atendimento não fose feito assim digo pela experiencia e pratica que tenho trabalhando dessa forma e muitas vezes o dentitas tem muita teoria e quase nehuma pratica, tambem porque qualquer protetico que trabalha vendo a protese na boca do paciente ouvindo e vendo as queixas do paciente e não só a vendo em um modelo de gesso vai ezecutar o serviço com mais eficiencia e amor.
E É ASSIM VIVO SOBRE UMA SOCIEDADE NEM SEMPRE JUSTAS SEI QUE NÃO ESTOU CERTO MAS SE CHEGA NO MEU LABORATORIO QUE TENHO FORA DA CLINICA QUALQUER PESSOA QUE NÃO TENHA NENHUM DENTE E NENHUM POBLEMA APARENTE VAI SAI DE LÁ SORRINDO COM OU SEM DENTISTA E SE TIVER DENTES PARCIALMENTE E JÁ TIVER PASSADO POR UM TRATAMENTO COM DENTISTA TAMBEM FAÇO MEU TRABALHO. QUERO LUTAR POR UMA LEI JUSTA, MAS ENQUANTO A JUSTIÇA NÃO E FEITA NÃO FICO DELIMITADO.
SE EU FOSSE UM ESCRAVO SERIA UM ESCRAVO FUJÃO, SE NÃO PODEMOS TREINAR A LUTA ENTÃO ENSAIAMOS A NOSSA CAPOEIRA.
LUCÃO PROTESE BH

HUGO disse...

elza isso precisa mudar estou com você.
sugeria que nos protéticos atender os pacientes nas removíves acho que podera mudar mais rapido. nao existe anestesia e outras coisas.
isso para começar.
meu email laborsorriso@hotmail.com

CARLOS COUTINHO disse...

Sou protético a 28 anos e sempre fui contra o artigo 282 do código penal brasileiro. Que nos colocam como escravos dos dentistas a ponto de nos humilharmos em nos oferecerem baixa comissão por cada trabalho, o maior salário que ganhei como protético foi em São Paulo onze salários e meio e digo, no estado do rio de janeiro não existe dentista que ofereça a um protético. Meu trabalho é direto para cliente e dou dois anos de garantia faço sim minha propaganda, não vivo escondendo dinheiro na cueca ou na meia SOU BRASILEIRO E VIVO MINHA VIDA COM MUITA DIGNIDADE. Que a lei venha e diga quem esta errado eu ou os politicos. Estou com esta comunidade participemhttp://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpn&cmm=97711301

Anônimo disse...

Querida Elza, parabens mesmo por essa postagem... esclarecedora !
Infelismente no nosso país só se luta pelos interesses dos mais fortes, políticos, dentistas engenheiros,arquitetos e etc...Trabalho como protetica há quinze anos(entre curso e experiencias profissional).Conheci muitos protéticos práticos que ensinavam os dentistas a moldar,fazer provas, etc... etc...Ai ficava a me perguntar do porque esses anjos eram desmerecidos por não terem uma faculdade, um curso; se a prática de uma profissão é o que determina a qualidade de uma função !? Nooosssa! existem muitos dentistas inexperientes e arrecadam horrores em cima de profissionais muitos mais qualificados que eles em questão de prótese...

Ednor Fonseca disse...

elza querida pode contar com o meu apoio.olha eu mesmo cansei de ensinar dentista a moldar,montar prensar,acabar a protese e finalmente a colocar na boca do paciente.sem se quer receber um obrigado.com toda certeza eu sou mais (doutor)do que eles abraços ednor.email:ednorfonseca@oi.com.br

eliel disse...

Oi Elza! sou protético ja tem muito tempo ums dez anos mais ou menos! e posso te dizer que fiquei muito feliz quando encontrei seus comentarios sobre a profisão . concordo plenamente com vc, em todos os aspectos. só que acho que nossa classe profissional deveria se unir mais! precisamos de um representante no congresso que defenda os nossos direitos! temos que nos unir ! e faser como vc ! te parabenizo por tudo ! o Brasil precisa de mais pessoas como vc!

eliel disse...

aqui vai meu email! elielsonprotetico2009@hotmail.com gotaria de me comunicar com meus colegas de profissão! e com vc Elza! e mais uma vez ! parabéns!!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Oi Elza,boa noite,entre no teu blog procurando uma escultora/designer ja que hoje compre um lustre con essa assinatura nomerado 07/50,e queria ter uma hitoria dele.
De repente me deparo com seu blog,achei intresante e cuando diz respeito a minoridade lembrei o caso daqueles meninos na Inglaterra que mataram a coleguinha e a pesar de ter em torno dos 10 anos repondem a pena como adultos.Se mal nao lembro,ja com 6ou7 anos tinha a responsabilidade de adulto am muitos sentidos[do mal que poderia causar ao prossimo].
Deixando isso de lado,mando meu mail para uma resposta direta e nao distrair as pessoas que entram no blog. carloshugo13@hotmail.com.
Um abraco e desculpe por algum erro na escrita ja que nunca estudei o portuges

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Hugo Rama disse...

bom, já em 2013, novo Código de Ética, mas a mesma irresponsabilidade dos Técnicos em Próteses Dentária no que se refere a sua profissão do ponto de vista legal e profissional.
Está na hora de reavivar o Blog.
Só queria que os colegas TPD´S reavivassem as discussões para conseguir mais respeito legal.
Aos amigos Dentista digo, não se preocupem que nós não queremos ser Dentistas, só queremos existir sem anonimato, queremos estudar e poder fazer mestrado e doutorado nesta profissão que vocês conhecem muito pouco, que é a prótese dentaria laboratorial e que tanto insistem em castrar, sem entender que é uma profissão independente e que nada tem a ver com a de vocês. Que para realizar uma prótese dentaria é impressindivel a união das duas categorias com conhecimentos equiparados e de alto nivel, do contrario o resultado final que vai ao paciente não será satisfatório.

Unknown disse...

https://www.facebook.com/pages/TPDs-Brasil-Por-uma-Lei-mais-justa/509680322417319?ref=hl
Acima está o link que leva á pagina dos TPD's BRASIL no FACEBOOK
VAMOS CURTIR A PAGINA E INTERAGIR PARA CRIAR UM MOVIMENTO POR UMA LEI MAIS JUSTA.

David Albuquerque disse...

Apoio e assino

david4880@gmail.com

Della Rosa Visual Básico disse...

Cara Elsa, precisamos mesmo de pessoas como você para lutar por essa causa nobre.
Dou total apoio, meu e-mail é rosangela_g12@hotmail.com e face:

https://www.facebook.com/ClinicaDentariaLaboratorioDeProteseSaoJorgeLtda
www.facebook.com/casadoprotetico.riobranco.acre

https://www.facebook.com/visualbasico

bem vindo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bem vindo disse...

total apoio, meu e-mail
labordental@bol.com.br
Francisco

Anônimo disse...

olá ELZA e demais protéticos,sou protética ha quase 30 anos e trabalho ha 15 anos numa empresa onde não posso revelar nome,mas sempre arrumo confusão com os dentistas ,sou humilhada e diminuida por eles por conta destas discusões de valores profissionais e direitos,aprendi a moldar com um dentista mineiro quando eu ainda era bem jovenzinha .....não que eu seja velha ou muita idosa...kkk...mas o tal dentista ele me esnsinou a moldar para ajuda-lo ,pois era uma clinica popular e era lotado de pacientes das 8;hs da manhã até as 22hs.então ele me ensinou a moldar para nós vencermos ao atendimento ,porque tinhamos apenas um protético ,então tbm passeia auxiliar o protético e assim foram quase 10 anos na prática,foiaí que fiquei entendida o suficiente na função de protética e de moldagem,resolvi então fazer o curso tecnico somente par obter o certificado,e fui trabalhar nesta empres onde estou até hoje brigando pelo nossos direitos..espero que vc consiga te apoio ...um grande abraço.

Felipe Zotarelli disse...

Elza, preciso entrar em contato com você!

laboratorio@esteticaprotesedental.com.br

Anônimo disse...

So acho que protese dentaria deveria se enquadrar no MEI (micro empreendedor individual)

Anônimo disse...

a legislação vigente não permite o contato direto com a clientela... acho uma coisa meio que elitista dos CRO's - isso meio que me revolta porque já vi dentistas fazerem verdadeiras aberrações em seus serviços e culparem o TPD por isso. Um bombeiro não precisa ser formado em medicina para prestar os primeiros socorros e salvar uma vida, por isso mesmo o protético não deveria ser vetado para um procedimento tão simples como um molde. Ao meu ver, essa legislação implica num certo medo da classe odontóloga de perder um pouco de sua 'aura' de profissionais de nível superior e também, ou talvez principalmente, numa diminuição da procura por serviços de prótese diminuindo também seus lucros, já que cobram exorbitâncias em uma prótese removível.
Teve um comentário PODRE de alguém, neste mesmo blog, que disse que "o serviço pago ao laboratório de prótese deve ser de 20%..." Inacreditável e isso mostra o quão importante esse dito profissional formado classifica os TPD's.
Palavrório técnico bonito não quer dizer nada, quero ver colocar a "mão na massa" e resolver o problema.
Há sim, um medo de que os profissionais da odontologia percam este pequeno espaço para os técnicos. Isso nada mais é que prepotência e ganância extrema.
São exorbitâncias sim, os valores cobrados pelas próteses.
Excelente blog e excelente e muito pertinente post!!

nilao disse...

Muito interessante, estou de acordo em tudo o que foi escrito e gostaria de contribuir com a divulgação. E estou estudando protese e estou estudando vio segurança, como expressou um cidadão de que protetico nao tem conhecimento sobre isso.

Claudio Zimmer disse...

Parabéns pela iniciativa, mas vai ser osso duro de roer, pois a própria classe é desunida! Conte comigo!

Emerson Ribeiro disse...

A verdade é que a prótese no Brasil é uma porcaria (com algumas exceções) quando executada por dentistas. Na verdade o dentista é o causador dos problemas justamente por não ter conhecimentos sobre o tema, ao contrário das alegações do Conselho de Odontologia que faz vistas grossas para o problema. Deveria ser crime o dentista como atravessador entre o protético e o dentista. Sabemos que muitos protéticos não valem nada, mas a maioria dos dentistas também não.

Anônimo disse...

Parabéns!
Incrível as leis do nosso País!
Outras profissões que não exige nem o primário, mas realização a estética, beleza e etc... Não é o caso de citar por questões éticas.
Agora o protético não poder exercer os seus conhecimentos: Estético, afinal no curso que eu me formei a mais de 30 anos, no programa curricular, havia anatomia, biologia e etc....
Agora fazemos a prótese, mas sempre somos profissionais que trabalham nos bastidores....Acredito que devemos respeitar o que é tratamento da saúde deve ser executado pelo profissional habitado, o que se diz respeito a estética pelo profissional habilitado, afinal ser protético não é somente se formar deve ter o dom!

Unknown disse...

TEM MUITOS QUE ESTÃO LENDO ESTE ARTIGO E INFELIZMENTE INTERPRETANDO DE FORMA CONTRARIA OU DESCORDANDO SOU TPD E QUANDO DIZEM QUE NÃO TEMOS HABILIDADES PARA LIDAR DIRETAMENTE COM PACIENTES ESTÃO CORRETOS. MAS NÃO QUEREMOS ISSO ESTAMOS FALANDO EM SERMOS DESACORRENTADOS DESSA ESCURIDÃO POIS MOLDAR(SEM GENERALIZAR) ATÉ QUEM FAZ PANELA DE BARRO SABE, MAS CONFECCIONAR UMA BOA PRÓTESE SÓ TPD E QUANDO O PACIENTE SAI DO CONSULTÓRIO E SORRI SATISFEITO COM A PRÓTESE AINDA COMENTA COM TERCEIROS OLHA QUE LINDO QUE O "Dr FULANO DE TAL" FEZ PRA MIM. RÁ,RÁ,RÁ... PAGA UM VALOR ESTRATOSFÉRICO E O VERDADEIRO PROFISSIONAL NÃO É LEMBRADO E EM MUITAS VEZES RECEBE ENTRE 3 E 5% DO VALOR DESTE ORÇAMENTO.(QUANDO RECEBE!)E NÃO LEVA UM CHEQUE PRÉ-DATADO QUE NO VENCIMENTO ESTÁ SEM FUNDOS. NÃO ADIANTA CONTRARIAR MINHAS IDÉIAS POIS É ASSIM QUE AS COISAS ACONTECEM NA REALIDADE ENTRE 10 CD 2 DELES SÃO PESSOAS DE BEM E SABEM QUE DO OUTRO LADO TEM UM SER HUMANO QUE MERECE RESPEITO E RECONHECIMENTO.

Marcio disse...

André vc é ignorante.Tenho laboratório e mal sabe vc os custos de fornos de porcelana,materiais para prótese ,cursos q pagamos caros também. E aliás pagamos COR e se registramos alguém os custos vai ser igual ao seu. Se Oriente e preste atenção no que diz o post da Elza que por sinal tem razão no q postou.

Luciane disse...

Cara Dra. Elza,
Me identifiquei completamente com vossa explanação e questionamentos sobre o nebuloso tema que rege a relação dentista, protético e paciente. Meu marido é protético e eu advogada. Suas colocações foram perfeitas e nos fizeram refletir sobre o que falta para que esse assunto seja discutido abertamente com a população.Particularmente acredito que falta maior empenho dos profissionais de TPD justamente por não vislumbram a questão sob a ótica legal. Enquanto não houver uma mobilização séria continuarão a viver sob a sombra dos dentistas

ELZA A. disse...

Cara Luciane,
agradeço a sua gentil colocação. Também penso assim e creio que a Lei que está tramitando na última Comissão na Câmara dos Deputados, a mesma que eu, há anos atrás propus e coloquei nas mãos do Senador Álvaro Dias, deverá ser aprovada, resolvendo de uma vez por todas essas injustiças. Grande abraço!
Elza Miranda.

Unknown disse...

Pode contar cmg Elza Miranda a Sra tem uma linha de pensamento igual a minha

Anônimo disse...

Não conheço protético bom reclamando. Os que conheço ganham muito mais do que os dentistas que conheço. Profissional de qualidade ganha dinheiro. Medíocres reclamam.

Anônimo disse...

Quanta gente recalcada....

Unknown disse...

Meu nome é Everaldo sou tpd no Rio de Janeiro.Sou DocI na Secretaria Estadual de Educação e com orgulho digo : Quanta gente integrada em prol de uma profissão tão linda!
E não será nenhum ANÔNIMO que irá mudar. Quanto a uma resposta...sem comentário !Exercemos uma profissão reconhecida por lei, logo um profissão legal! Agradeço a Dra Elza não só por ter abraçado nossa causa mas também por ter com sua ação unido TPDs do Brasil todo! Força , união e justiça !
Mudaprotese🐸

Unknown disse...

Anônimo! Os medíocres também podem ser cegos, burros ,idiotas e anônimos.Nossas questões profissionais não são financeiras!São questôes de direito ,justiça e de constitucionalidade!Sou Tecnólogo por opçáo,e TPD por profissão portanto procure sair de seu mundo, se informar antes de proferir essas suas opiniões e anônimas