terça-feira, 9 de agosto de 2011

IN-SEGURANÇA PÚBLICA MOMENTO DE MUDAR O SISTEMA?




Você sai da sua casa todos os dias sem nenhum medo? Eu não!
Quando seus filhos saem à noite, você dorme e fica tranqüilo? Também não!
Polícia é atividade estadual, mas suas bases são CONSTITUCIONAIS!
Todos os dias, sem exceção, vemos uma quantidade e n o r m e de crimes violentos, com requintes de maldade e não sabemos se e quando, estas maldades podem atingir nossa vida e de nossos entes queridos.

São crianças mortas por bandidos em fuga, jovens estudantes assassinados por ladões de carros,ou assaltantes profissionais, comerciantes baleados por assassinos desvairados, mães e filhas estupradas e atiradas em matagais.

O QUE ESPANTA É A Q U A N T I D A D E e em todos nos Municípios do Brasil !!!!

Não me esqueço do jornalista TIM LOPES que, cumprindo seu trabalho, foi torturado e queimado em uma pilha de pneus e… já se vão tantos anos e seus carrascos soltos,nem do menino arrastado em um carro por bandidos, preso no cinto de segurança sob o olhar estupefato de sua mãe.

Cada vez a maldade e a violência aumentam, a ponto de percebermos claramente que a polícia de vários estados ou está com medo, ou então mancomunada com os bandidos.

Há muitos e muitos anos ouço falar que “precisam fazer uma limpeza na polícia”. Isto no Rio, em São Paulo,Florianópolis em Curitiba e outras capitais do Brasil, mas NUNCA SE FAZ NADA.
Outros aspectos que chamam a atenção são a alocação de policiais em gabinetes, serviços “administrativos”, a falta de policiais nas ruas e de preparo e treinamento policial, somado à divisão de “atribuições” entre Policia Civil e Militar.

É de se questionar se não seria interessante criar-se uma “terceira polícia” que se iniciaria de forma integrada, subordinada e coordenada pela Polícia Federal, com formação militar e civil, desde os bancos escolares até o efetivo exercício da profissão, enquanto as atuais iriam se extinguindo. paulatinamente…

Haveria a necessidade de integrar-se as polícias estaduais e federal com um sistema nacional de identificação de criminosos, pois hoje os criminosos transitam livremente por todo o território nacional, sem haja possibilidade de identificá-los e prendê-los.

Enfim, creio que este seja um assunto de interesse de todos e que, não podemos ficar inertes, diante de um problema que parece insolúvel, MAS NÃO É!

Porem, tal assunto teria que ser “pensado” em conjunto com uma nova ótica sobre o Direito Penal e o Processual Penal.

Leis tem que ser revistas, presídios construídos e uma nova era pode surgir com nossa participação e exercício de cidadania, então, mãos à obra! PENSEMOS JUNTOS!

Nenhum comentário: